Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
7

Obras de Van Gogh a preço de saldos

Réplicas de quadros do pintor vão ser vendidas num formato 3D.
27 de Agosto de 2013 às 15:31
Van Gogh, obras, quadros, saldos, réplica
Van Gogh, obras, quadros, saldos, réplica FOTO: DR

O Museu dedicado a Van Gogh, em Amesterdão, está a reproduzir em três dimensões algumas das obras mais marcantes do artista. O preço a pagar para poder pendurar em casa uma destas réplicas 3D de alta definição ronda os 25.500 euros.

A série de cópias foi lançada, no mês passado, num centro comercial em Hong Kong. Segundo Alex Rüger, director do Museu Van Gogh, houve um grande interesse, chegando mesmo a vender algumas réplicas durante essa apresentação.

Conhecidos como ‘Relievos’, estas réplicas estão a ser desenvolvidos através de uma parceira entre o Museu Van Gogh e a Fujifilm. Esta complexa tecnologia está assegurada por um contrato de exclusividade entre as entidades parceiras por três anos. Até esta terça-feira foram reproduzidas as obras ‘Almond Blossom’ (1890), ‘Sunflowers’ (1889), ‘The Harvest’ (1888), ‘Wheatfield under Thunderclouds’ (1890) e ‘Boulevard de Clichy’ (1887).

“A semelhança [com os originais] é muito grande porque é em três dimensões”, contou Alex Rüger, ao ‘The Guardian’. “Claro que um especialista, que observe com mais cuidado, notará a diferença, mas se for um leigo irá achar que é igual aos originais”.

A nível comercial estes produtos são extremamente atrativos, e prevê-se um aumento nas vendas do Museu Van Gogh. Motivo mais que suficiente para que outros museus à volta do mundo já tenham demostrando grande interesse em explorar esta nova área.

Além da vertente comercial, os ‘Relievos’ serão determinantes na manutenção e preservação de pinturas, desenhos e cartas. Este produto será também usado para fins educacionais, nomeadamente em escolas e para pessoas portadoras de deficiência visual.

“É fascinante começar um projeto tão ambicioso como este. Para os museus, a situação financeira é tal que precisamos constantemente de novos produtos e ideias”, disse Rüger.

A Reliefography, como é denominada esta tecnologia, demorou cerca de sete anos a ser desenvolvida e combina uma pintura de alta resolução com o scan 3D. O elevado detalhe e cuidado com os pormenores obriga a que sejam apenas produzidas três cópias por dia, sendo que cada pintura original está limitada a um máximo de 260 réplicas. Cada uma delas está ainda marcada com um selo inquebrável de garantia.

Para os apreciadores do artista holandês, esta é sem dúvida uma opção para obter uma obra de Van Gogh quase original apor um valor muito mais acessível.

Van Gogh obras quadros saldos réplica
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)