Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
8

'OS IMORTAIS' EM CARCAVELOS...

Ao grito de “Silêncio... Acção!”, o Bar Yate Ben, em Carcavelos, transformou-se ontem no “plateau” de “Os Imortais”, o novo filme de António Pedro Vasconcelos – a sua primeira adaptação de um romance com estreia agendada para Abril/Maio de 2003.
20 de Outubro de 2002 às 00:10
“É uma adaptação muito livre do romance do coronel Matos Gomes “Os Lobos Não Usam Coleira”, e tem como produtores António da Cunha Telles e o luxemburguês Jani Thiltges (“Jaime”). Mas é uma co-produção com o Luxemburgo e com a Inglaterra. A história passa-se em três épocas diferentes e, apesar do ponto de partida ser um romance, trata das sequelas da guerra num grupo de ex-comandos”, disse ontem ao CM o realizador, após o último “take” da manhã.

À tarde, António Pedro Vasconcelos cedeu o seu “video assist” ao Presidente da República e ao primeiro-ministro do Luxemburgo, convidados a assistir à cena em que o par principal do filme se conhece: Madeleine Durand (a actriz francesa Emanuelle Seigner que aprendeu a falar português há alguns meses) e Alua (Joaquim de Almeida), um dos ex-comandos.

Com um inesperado à-vontade para quem está habituado a outros “palcos”, Jorge Sampaio confessou o seu agrado por ver “cenas filmadas com actores de várias nacionalidades europeias” porque, referiu, “é bom que haja Europa também no cinema”. Além de ter visto “em directo” uma filmagem, o Presidente da República passou em revista as cenas rodadas durante a tarde no bar onde o par principal do filme se conhece.

Madeleine é uma francesa, casada com um português que Alua conhece naquele bar e com quem trava palavras de sedução. A cena correu bem e fez-se intervalo; tempo para a equipa de filmagem preparar o cenário. “Os Imortais” já teve cenas filmadas no Algarve – assalto a um banco – em Lisboa, no Guincho, e as últimas a serem rodadas (e primeiras do filme) terão lugar no Campo Militar de Santa Margarida.

TRÊS ÉPOCAS

A história começa em 1973 com o massacre de uma aldeia em Moçambique (rodagem em St.ª Margarida) com os comandos. “Depois passa para 1991 e aí há um ‘flashback’ para 1985 – que é o principal da história. É nesta data que se dá o reencontro de quatro ex-comandos, que após a guerra e desadaptados à vida civil e à paz, se juntam e começam a fazer umas acções violentas para manter a adrenalina e manter a cumplicidade de ‘Os Imortais”.

Do elenco fazem ainda parte nomes como Nicolau Breyner, Rogério Samora, Rui Unas – que se estreia no cinema –, Joaquim Nicolau, Maria Rueff e Ana Padrão, entre outros.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)