page view

Pedro Mestre: “As novas gerações já têm orgulho do seu País”

Músico sobe ao grande palco do CCB para apresentar o que de mais bonito existe na tradição musical alentejana.

20 de setembro de 2015 às 17:42

Chamam-lhe mestre por causa do nome, por causa do contributo que tem dado ao cante alentejano, e, sobretudo, pela luta que há duas décadas iniciou em defesa de um dos mais nobres instrumentos tradicionais portugueses: a viola campaniça.

Pedro Mestre apresenta-se na próxima terça-feira no grande Auditório do CCB, num espetáculo de apresentação do seu último disco ‘Campaniça do Despique’. "É acima de tudo um concerto de comemoração de 20 anos de percurso. Acho que esta é a altura certa para mostrar o Pedro Mestre e a forma como eu vejo a música tradicional e a necessidade desta ter de evoluir", conta. O espetáculo conta com as participações de Jorge Fernando, Fábia Rebordão, Janita Salomé e o Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de S. Bento, entre outros.

Há 20 anos a cantar a música tradicional do Alentejo, pioneiro do projeto de salvaguarda do Cante, fundador e ensaiador de corais alentejanos, Pedro Mestre é um dos principais responsáveis pelo surgimento de novas gerações na música tradicional do Alentejo, levando o Cante Coral alentejano para as Escolas, onde desde 2006 ensina a tradição a alunos do 1º ciclo, em várias escolas do Baixo Alentejo. "As novas gerações estão a ter orgulho no seu País. As antigas gerações tinham sido muito marcadas pela fraca autoestima e vergonha de ser da província", explica o músico que começou a ser influenciado pela música tradicional quase desde a nascença, primeiro a voz, depois a viola. "Eu venho de uma época em que, no berço, as mães cantavam para os filhos. Por isso também eu comecei a cantar primeiro. Só depois veio a viola. Foi um amor muito grande numa época em que a tradição nada dizia. Estava tudo virado para a música pop e rock", conta.

O espetáculo inicia-se cerca das 21h00 e o preço dos bilhetes varia entre os 5 e os 15 euros.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8