page view

Pikachu muda de nome

Fãs revoltados organizam manifestação.

31 de maio de 2016 às 12:37

Pikachu, o mítico monstrinho elétrico que se tornou no símbolo máximo da marca Pokémon em todo o Mundo, vai mudar de nome em Hong Kong e os fãs não podiam estar mais revoltados. Na internet já circula uma petição com mais de 6 mil assinaturas contra a mudança e, esta segunda-feira, um grupo de jovens manifestou-se junto ao consulado japonês em Hong Kong, pedindo à Nintendo, empresa responsável pelo franchise, que volte atrás com a decisão.

Para assinalar os 20 anos de Pokémon, a Nintendo anunciou, em fevereiro, dois novos títulos de jogos – Pokémon Sol e PokémonLua – e uma nova geração de monstrinhos (que já são 726). Com estas novidades veio mais uma: pela primeira vez os jogos vão ser traduzidos em Mandarim e Chinês simplificado. A empresa japonesa revelou no início do mês as traduções dos nomes dos 151 Pokémon originais e os fãs de Hong Kong ficaram lívidos ao descobrir que o rato elétrico amarelo de que tanto gostam deixa de se chamar Bei-kaa-chyu, para passar a ser Pikaqiu (lê-se Pei-kaa-jau em cantonês, idioma da região de Hong Kong).

"A Nintendo devia respeitar a nossa cultura", afirma Chu Sung Tak, de 18 anos, que é um de muitos jovens que ameaça boicotar a empresa. Muitos ativistas reclamam que o cantonês está a desaparecer devido à pressão do governo de Pequim e, com efeito, só 40% das escolas de Hong Kong ensinam o idioma.

No entretanto, a Nintendo já reagiu à polémica e apela aos fãs para que chamem por Pikachu na pronúncia que bem entenderem. A título de curiosidade, o nome da mascote do Pokémon é uma junção da onomatopeia japonesa ‘pikapika’ (faísca) e ‘chuchu’, o chiado feito pelos ratos. Os novos jogos da saga Pokémon têm data de estreia mundial marcada para 18 de novembro.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8