page view

Premiados da Academia Portuguesa de Cinema recebidos em Belém

Jantar realizado no Palácio de Belém dá "continuidade à tradição de reconhecimento, valorização e apoio ao Cinema Português e seus profissionais", afirma a Academia.

18 de setembro de 2025 às 19:54

Os premiados dos Prémios Sophia 2025, da Academia Portuguesa de Cinema, foram recebidos em Belém pelo Presidente da República, esta quinta-feira. O anúncio foi feito no site oficial da Presidência da República.

O jantar realizado no Palácio de Belém dá "continuidade à tradição de reconhecimento, valorização e apoio ao Cinema Português e seus profissionais", afirma a Academia. 

O produtor e exibidor de cinema, Paulo Branco, de 75 anos, foi ainda condecorado por Marcelo Rebelo de Sousa com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, lê-se na nota informativa publicada. Paulo Branco foi, desta forma, "reconhecido pelo papel decisivo na projeção internacional do cinema português", lê-se numa publicação feita pela Academia Portuguesa de Cinema para assinalar o momento.

O também distribuidor cinematográfico foi assim distinguido pelos serviços relevantes ao País e por ter contribuído para o conhecimento das histórias e valores da cultura portuguesa, de acordo com a Lei das Ordens Honoríficas.

Entre os premiados nos Prémios Sophia 2025 está o filme "Uma Pedra no Sapato", com a produção de Filipa Reis. "A Flor do Buriti" venceu o prémio de melhor argumento original a concurso e "UBU" venceu o melhor argumento adaptado. Albano Jerónimo foi eleito o melhor ator principal, com "O Pior Homem de Londres", e Rita Cabaço arrecadou o mesmo prémio com "O Vento Assobiando nas Gruas". "Matilha", com a produção de Edgar Medina, venceu o prémio de melhor série.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8