Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
8

Prince, a mais famosa testemunha de Jeová

Vida do cantor foi marcada por uma profunda espiritualidade.
Daniela Espírito Santo 21 de Abril de 2016 às 20:54
Vidas
Prince terá abraçado a religião com o virar do milénio
Prince terá abraçado a religião com o virar do milénio FOTO: Reuters
Conhecido pela sua extravagância, Prince conseguia ser bastante reservado no que dizia respeito à sua vida privada. Mesmo assim, foram algumas as vezes em que não se escusou a falar sobre a sua religião.

Testemunha de Jeová pelo menos desde 2001, Prince fala sobre a espiritualidade que abraçou em algumas entrevistas disponíveis no Youtube. 

Numa delas, explica que não celebra o aniversário porque "apenas existe uma data de nascimento, que corresponde ao dia exato em que se nasce". "Foi assim que mantive o mesmo aspecto que tenho há dez anos", brincou, ao responder à pergunta sobre o tema. 

Noutra entrevista, já em 2004, assumiu publicamente ser Testemunha de Jeová e adiantou que começou a "estudar a Bíblia" e a sua "vida mudou imenso". "Foi aí que voltei ao meu nome anterior. Um amigo ajudou-me a olhar para a Bíblia de uma maneira muito prática e ignorar todo o dogma. Apenas queria uma simples e limpa ligação a Ele", explicou, garantindo que essa ligação a Jeová o ajudou "em todos os aspectos da vida", incluindo a música. 

Ao receber prémios, chegou mesmo a pedir que "todos os louvores fossem entregues ao verdadeiro Deus, Jeová". 

Um aspecto controverso dessa abordagem à religião prendia-se com a sua visão da vida política: Prince não votava. "Não voto porque sou uma Testemunha de Jeová e nós nunca votamos. Mas isso não quer dizer que eu não tenha uma opinião...", salientou numa entrevista, elogiando Barack Obama. 

Outra polémica surgiu devido à sua abordagem surpreendentemente conservadora sobre o casamento gay. "Deus veio até à Terra e viu as pessoas a enfiarem coisas onde bem lhes apetecia e a fazer o que bem queriam... E limpou tudo isso. Disse 'Basta'".


Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)