Artista já arrecadou 22 Grammy e soma agora um total de 66 nomeações.
O 'rapper' norte-americano Kendrick Lamar lidera as nomeações da 68.ª edição dos Grammy, os prémios norte-americanos da música, com nove indicações em categorias como Gravação do Ano, Canção do Ano e Álbum do Ano, foi esta sexta-feira anunciado.
De acordo com informação disponível no 'site' oficial dos prémios, além das nomeações de Gravação do Ano (com "luther", dueto com Sza), Canção do Ano ("luther") e Álbum do Ano ("GNX"), o nome do 'rapper' de Compton surge também nas categorias de Melhor Canção de Rap ("tv off"), Melhor Álbum de Rap ("GNX"), Melhor Performance de Rap Melódico ("luther"), Melhor Performance de Duo/Grupo ("30 for 30", com Sza), Melhor Performance Rap ("tv off", com Lefty Gunplay, e "Chains & Whips", tema que gravou com Clipse, Pusha T e Malice).
Kendrick Lamar, que já arrecadou 22 Grammy, soma agora um total de 66 nomeações. Esta é a terceira vez que está nomeado nas três maiores categorias no mesmo ano.
"GNX" é o quinto álbum de estúdio consecutivo do 'rapper' nomeado para Álbum do Ano, feito nunca antes alcançado por nenhum artista. Caso vença, será o primeiro Grammy de Kendrick Lamar nesta categoria e apenas do terceiro álbum de rap na história dos Grammy a vencer a categoria de Álbum do Ano, depois de "The Miseducation of Lauryn Hill", de Lauryn Hill, em 1999, e "Speakerboxxx/The Love Below", dos Outkast, em 2004.
"GNX", editado em novembro do ano passado, serviu de mote para a digressão conjunta de Kendrick Lamar com Sza, "The Last Tour", que incluiu uma data em Portugal, em 27 de julho passado, no Estádio do Restelo, em Lisboa.
Antes desse concerto, o 'rapper' tinha atuado em Portugal apenas integrado em festivais: em 2014 e 2023, no Primavera Sound, no Porto, e em 2016, no Super Bock Super Rock, em Lisboa.
A cantora norte-americana Lady Gaga, o músico e produtor norte-americano Jack Antonoff e o produtor e compositor canadiano Cirkut seguem-se a Kendrick Lamar na lista de mais nomeados para os 68.º Grammy, com sete indicações cada um.
Lady Gaga, tal como Kendrick Lamar, também está nomeada para Gravação do Ano ("Abracadabra"), Canção do Ano ("Abracadabra") e Álbum do Ano ("MAYHEM").
Além do 'rapper' e da cantora, estão igualmente nomeados para Gravação do Ano: Bad Bunny ("DtMF"), Sabrina Carpenter ("Manchild"), Doechii ("Anxiety"), Billie Eilish ("WILDFLOWER"), Chappel Roan ("The Subway") e ROSÉ com Bruno Mars ("APT.").
Na categoria de Canção do ano estão também nomeadas, além de "Abracadabra" e "luther": "Anxiety", de Doechii, "APT.", de ROSÉ com Bruno Mars, "DtMF", de Bad Bunny, "Golden", do filme "Guerreiras do K-Pop", "Manchild", de Sabrina Carpenter, e "WILDFLOWER", de Billie Eilish.
Pelo Grammy de Álbum do ano competem também, além de Lady Gaga e Kendrick Lamar, Bad Bunny ("DeBÍ TiRAR MáS FoTOS"), Justin Bieber "SWAG"), Sabrina Carpenter ("Man's Best Friend"), Clipe, Pusha T & Malice ("Let God Sort Em Out"), Leon Thomas ("MUTT") e Tyler, The Creator ("CHROMAKOPIA").
A longa lista de 95 categorias dos Grammy abrange diferentes géneros musicais, do jazz à música clássica, passando pelo rap, o rock e o metal, indo também do gospel aos audiolivros.
Os vencedores dos 68.º Grammy serão anunciados em 01 de fevereiro, numa cerimónia em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.