Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
8

Roma inicia escavações à procura do Altar de Marte

A fim de encontrar o Ara di Marte, gigantesco altar dedicado ao deus romano da guerra, Marte, a Câmara de Roma vai iniciar escavações arqueológicas na Praça de Veneza.
11 de Julho de 2006 às 00:00
De acordo com o conservador de arte da autarquia romana, Eugenio La Rocca, esta será a “primeira escavação arqueológica propriamente dita” a realizar nessa zona da cidade italiana, o que poderá “reservar grandes surpresas pois está localizada na área do Campo Marzio, que desde a fundação de Roma acolheu exercícios militares e de ginástica, segundo relatos do historiador romano Tito Lívio (59 a.C.-17 d.C.)”.
Na opinião do especialista, a zona a escavar poderá ter sido coberta por construções de outros períodos da civilização romana, que teriam de ser identificados e classificados.
No Altar de Marte eram sacrificados toiros, ovelhas e porcos em homenagem ao deus romano, durante festivais que decorriam em Março (mês de Marte) e em Outubro. No mesmo local, os exércitos eram benzidos com um rito de purificação antes de partirem para a guerra.
Na mitologia romana, Marte era filho de Juno e de Júpiter e pai dos gémeos Rómulo e Remo, fundadores de Roma. Com Vénus, teve Cúpido e a filha mortal Harmonia. Na mitologia grega, era o deus Ares.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)