page view

Sebastião Salgado, o fotojornalista que captou a tentativa de assassinato de Ronald Reagan

Fotojornalista morreu aos 81 anos.

23 de maio de 2025 às 17:14

30 de março de 1981. Sebastião Salgado estava no sítio certo à hora certa para fotografar a tentativa de assassinato de Ronald Reagan em Washington, 69 dias após o político ter assumido a presidência norte-americana. Aos 37 anos, o fotojornalista Sebastião Salgado captou com a lente da sua câmara o momento em que John Hinckley Jr. disparou seis vezes na direção do presidente republicano. Uma das balas disparadas atingiu o peito de Ronald Reagan, que foi operado e sobreviveu.

John Hinckley foi libertado da supervisão do tribunal em 2022, por motivos de insanidade. Hinclkey esteve décadas num hospital psiquiátrico em Washington.

“Após 41 anos, 2 meses e 15 dias, finalmente a liberdade!!!”, escreveu o homem na altura, no antigo Twitter.

As notícias do atentado contra Ronald Reagan correram mundo, assim como as imagens captadas por Sebastião Salgado. Foram vários os jornais e revistas internacionais que compraram as fotografias. Segundo o portal de notícias Terra, com o dinheiro conseguido com a venda das imagens, o fotojornalista fez a sua primeira viagem a África, onde começou a fotografar os povos e a natureza.

O fotojornalista morreu aos 81 anos. A notícia foi avançada esta sexta-feira. Conhecido pelo seu trabalho documental e por fotografar em preto e branco, Salgado foi laureado com os principais prémios de fotografia do mundo e morreu no dia em que é inaugurada a exposição "Venham Mais Cinco -- O Olhar Estrangeiro sobre a Revolução Portuguesa (1974--1975)", em Almada, que inclui fotos suas tiradas durante a revolução.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8