Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
6

Seis dias e sete noites de festa no Teatro da Trindade

Ideal terá seis tardes de cinema.
21 de Maio de 2016 às 09:46
Teatro da Trindade, em Lisboa
Teatro da Trindade, em Lisboa FOTO: D.R.
O Teatro da Trindade, em Lisboa, vai organizar "seis dias e sete noites de teatro, música, dança, poesia e 'performance'", nos encontros "Arte, Escola e Comunidade", que têm início na segunda-feira e prosseguem até dia 29.

Ao todo, segundo o teatro, serão 13 espetáculos, um debate, um 'workshop', uma sessão de "Poetry Slam" e três bailes na rua que abrem caminho ao ciclo de cinema sobre "Práticas na Comunidade", que o Cinema Ideal vai acolher de 02 a 07 de junho.

Entre as iniciativas, o Teatro da Trindade destaca os 30 anos da Crinabel Teatro, "uma referência do trabalho teatral na área da saúde mental", desenvolvido pela cooperativa de ensino especial, o espectáculo de dança inclusiva da VoArte "Edge", e a segunda edição do "Poetry Slam do Trindade", numa parceria com o Festival Silêncio.

O objetivo desta terceira edição dos encontros do Teatro da Trindade INATEL, lançados em 2010, é destacar intervenções resultantes de projetos artísticos com origem nas escolas e na comunidade.

O programa abre na segunda-feira à noite, na sala do Povo, ao Cais do Sodré, com "Poesia e polifonia", pelas vozes de Davoud Ghorbanzadeh (Irão), Moin Uddin Ahamed (Bangladesh), Margarita Sharapova (Rússia), Nilson Muniz (Brasil) e Jon Luz (Cabo Verde).

Na terça-feira, às 21h30, é apresentada a peça "A festa", do Crinabel Teatro, na Sala Eça de Queiroz do Teatro da Trindade INATEL.

Quarta-feira, dia 25, no mesmo local, decorre a Mostra de Dança da Faculdade Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, enquanto na Sala Estúdio, às 21h45, será apresentada a peça "Comunidade líquida", da Escola Superior de Teatro e Cinema, de Lisboa.

Na quinta-feira, o Teatro da Trindade recebe três produções: "A birra dos mortos vivos", pelo Teatro de Identidades, às 16h00, no Salão Nobre do Trindade; "IRA – 7 Pecados Capitais de Brecht", pelo Teatro Comunitário Cais 14, da Sociedade Euterpe Alhandrense, na Sala Eça de Queiroz, às 21h30; "16 R/C Dt.º", pelo Teatro da Academia do Instituto Politécnico de Viseu, na Sala Estúdio, às 21h45.

Na sexta-feira, o programa contempla quatro espetáculos: "EDGE" e "2 and 2 are four", pelo Vo'Arte, na sala principal do Teatro da Trindade, às 21h30; "Os Desejos de Estrelas podem ser falados?", pelo Teatro Comunitário da Casa da Achada, na Sala Estúdio, às 21h45; um recital de piano, por alunos da Academia dos Amadores de Música, às 18h30, no Salão Nobre; e "Regresso do Sol", pelo Curso Profissional de Artes do Espetáculo da Passos Manuel, nas instalações da escola secundária, às 11h00.

No sábado, o Grupo de Teatro Terapêutico do Hospital Júlio de Matos leva a leitura encenada de "Torcicolo", ao Clube Português de Artes e Ideias, às 16h00, e a Sala Estúdio do Teatro da Trindade INATEL recebe "A Festa!", pelo Coletivo A Tribo, às 21h45.

As atividades voltam a concentrar-se no Trindade, no domingo, com o concerto da Orquestra Sinfónica Escola Superior de Música de Lisboa, às 16h00, a representação de "O imperador da China", às 17h00, pelo Teatro Académico de Lisboa, e a sessão de "Poetry Slam", às 21:00.

Os "Bailes do Trindade" saem ao largo Trindade Coelho (dia 26, 18h00/20h00), à praça Camões (dia 28, 16h00/18h00) e ao Jardim de São Pedro de Alcântara (dia 29, 18h00/20h00).

De 02 a 06 de junho, o Cinema Ideal vai acolher o ciclo dedicado às práticas na comunidade, sempre às 18h00.

Este ciclo vai envolver o coletivo Os Filhos de Lumière e a sua oficina "O Mundo à Nossa Volta" (dia 02) e falar sobre o "Cinema de bairro", num encontro coordenado pelo documentarista Rui Simões, com os cineastas João Pinto Nogueira, Marta Pessoa, Leonor Areal e Pedro Sena Nunes (dia 05).

Serão ainda exibidos os documentários "Sinfonia Imaterial", de Tiago Pereira (dia 03), "Ilusão", de Sofia Marques (dia 04), e "Cidadãos de corpo inteiro", de Patrícia Poção (dia 06).
Teatro da Trindade Lisboa Ideal cinema teatro música dança poesia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)