Ideal terá seis tardes de cinema.
O Teatro da Trindade, em Lisboa, vai organizar "seis dias e sete noites de teatro, música, dança, poesia e 'performance'", nos encontros "Arte, Escola e Comunidade", que têm início na segunda-feira e prosseguem até dia 29.
Ao todo, segundo o teatro, serão 13 espetáculos, um debate, um 'workshop', uma sessão de "Poetry Slam" e três bailes na rua que abrem caminho ao ciclo de cinema sobre "Práticas na Comunidade", que o Cinema Ideal vai acolher de 02 a 07 de junho.
Entre as iniciativas, o Teatro da Trindade destaca os 30 anos da Crinabel Teatro, "uma referência do trabalho teatral na área da saúde mental", desenvolvido pela cooperativa de ensino especial, o espectáculo de dança inclusiva da VoArte "Edge", e a segunda edição do "Poetry Slam do Trindade", numa parceria com o Festival Silêncio.
O objetivo desta terceira edição dos encontros do Teatro da Trindade INATEL, lançados em 2010, é destacar intervenções resultantes de projetos artísticos com origem nas escolas e na comunidade.
O programa abre na segunda-feira à noite, na sala do Povo, ao Cais do Sodré, com "Poesia e polifonia", pelas vozes de Davoud Ghorbanzadeh (Irão), Moin Uddin Ahamed (Bangladesh), Margarita Sharapova (Rússia), Nilson Muniz (Brasil) e Jon Luz (Cabo Verde).
Na terça-feira, às 21h30, é apresentada a peça "A festa", do Crinabel Teatro, na Sala Eça de Queiroz do Teatro da Trindade INATEL.
Quarta-feira, dia 25, no mesmo local, decorre a Mostra de Dança da Faculdade Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, enquanto na Sala Estúdio, às 21h45, será apresentada a peça "Comunidade líquida", da Escola Superior de Teatro e Cinema, de Lisboa.
Na quinta-feira, o Teatro da Trindade recebe três produções: "A birra dos mortos vivos", pelo Teatro de Identidades, às 16h00, no Salão Nobre do Trindade; "IRA – 7 Pecados Capitais de Brecht", pelo Teatro Comunitário Cais 14, da Sociedade Euterpe Alhandrense, na Sala Eça de Queiroz, às 21h30; "16 R/C Dt.º", pelo Teatro da Academia do Instituto Politécnico de Viseu, na Sala Estúdio, às 21h45.
Na sexta-feira, o programa contempla quatro espetáculos: "EDGE" e "2 and 2 are four", pelo Vo'Arte, na sala principal do Teatro da Trindade, às 21h30; "Os Desejos de Estrelas podem ser falados?", pelo Teatro Comunitário da Casa da Achada, na Sala Estúdio, às 21h45; um recital de piano, por alunos da Academia dos Amadores de Música, às 18h30, no Salão Nobre; e "Regresso do Sol", pelo Curso Profissional de Artes do Espetáculo da Passos Manuel, nas instalações da escola secundária, às 11h00.
No sábado, o Grupo de Teatro Terapêutico do Hospital Júlio de Matos leva a leitura encenada de "Torcicolo", ao Clube Português de Artes e Ideias, às 16h00, e a Sala Estúdio do Teatro da Trindade INATEL recebe "A Festa!", pelo Coletivo A Tribo, às 21h45.
As atividades voltam a concentrar-se no Trindade, no domingo, com o concerto da Orquestra Sinfónica Escola Superior de Música de Lisboa, às 16h00, a representação de "O imperador da China", às 17h00, pelo Teatro Académico de Lisboa, e a sessão de "Poetry Slam", às 21:00.
Os "Bailes do Trindade" saem ao largo Trindade Coelho (dia 26, 18h00/20h00), à praça Camões (dia 28, 16h00/18h00) e ao Jardim de São Pedro de Alcântara (dia 29, 18h00/20h00).
De 02 a 06 de junho, o Cinema Ideal vai acolher o ciclo dedicado às práticas na comunidade, sempre às 18h00.
Este ciclo vai envolver o coletivo Os Filhos de Lumière e a sua oficina "O Mundo à Nossa Volta" (dia 02) e falar sobre o "Cinema de bairro", num encontro coordenado pelo documentarista Rui Simões, com os cineastas João Pinto Nogueira, Marta Pessoa, Leonor Areal e Pedro Sena Nunes (dia 05).
Serão ainda exibidos os documentários "Sinfonia Imaterial", de Tiago Pereira (dia 03), "Ilusão", de Sofia Marques (dia 04), e "Cidadãos de corpo inteiro", de Patrícia Poção (dia 06).
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.