É uma das mais consagradas cantoras brasileiras, uma mulher romântica que nunca deixou de ser baiana de gema. Simone canta hoje e amanhã nos Coliseus do Porto e de Lisboa. O pretexto é o novo disco: ‘Baiana da Gema’, claro!
Correio da Manhã – O que é isto de ser ‘Baiana da Gema’?
Simone – Há uma expressão no Rio de Janeiro que é carioca de gema. Como este disco juntava uma baiana e um carioca, eu e o Ivan Lins, tive a ideia de chamar ao disco ‘Baiana da Gema’ como forma de juntar o Rio e a Baía. E depois, como sou uma baiana nata, o título assentava que nem uma luva.
– E como se deu este encontro com o Ivan Lins?
– Isto já vem de muitos anos. Desde o primeiro disco que gravo coisas com o Ivan. Somos grandes amigos, parceiros, já cantámos muito e participámos em espectáculos um do outro...
– Mas esta é a primeira vez que fazem um disco juntos!
– Sim. Um disco de autor, é. Mas este desejo já existia. Foi o presidente da EMI-Odeon, Marcus Maynard, que, sabendo desta vontade de parte a parte, nos desafiou para fazer o disco. Claro que não tínhamos como recusar.
– As críticas no Brasil têm sido excelentes, o que nem sempre é comum nos seus trabalhos. Isso surpreendeu-a?
– Para falar verdade, o que mais me interessa é que o disco foi muito bem recebido pelo público brasileiro. Não leio muito as críticas porque elas não me preocupam.
– A cada disco, e apesar dos temas românticos, acaba sempre por gravar um ou outro samba. Este trabalho até conta com Martinho da Vila e Zeca Pagodinho, dois sambista de gema. Isto faz de si uma romântica com veia sambista ou uma sambista com veia romântica?
– O samba está-me no sangue. Os meus espectáculos podem ser muito românticos mas têm sempre samba. Aliás, devo ter feito apenas um único espectáculo na minha vida sem um samba, que foi o ‘Sou Eu’. Cheguei até a fazer um espectáculo que era só samba. Mas sou uma pessoa que gosta de diversificar. Por isso, canto também músicas românticas, baladas, temas com voz e piano...
– O que é que os portugueses vão poder ouvir nestes espectáculos?
– O espectáculo inclui seis temas deste novo disco e mais oito ou nove músicas que são sucessos como ‘O Que Será’, ‘Jura Secreta’, ‘Sob Medida’, ‘Mal Acostumado’ e ‘Estou Voltando’, entre outros. Para além da minha banda tenho como convidada especial uma nova cantora do Brasil chamada Renata Arruda. Acho que o público vai gostar porque é um ‘show’ muito alegre e divertido que pede a participação de todos.
– Da última vez que actuou no Coliseu de Lisboa interpretou uma versão de ‘Haja O Que Houver’ dos Madredeus. Desta vez também preparou alguma surpresa?
– Até agora não está nada preparado, como também não estava naquela noite. Só cantei porque na altura me deu vontade. O que posso dizer é que sou capaz de convidar alguém da plateia para subir ao palco e cantar comigo ‘Se Acaso Você Chegasse’.
– Faz ideia de quantas vezes já actuou em Portugal?
– Não sei. Venho aqui desde a festa do Avante de 1976 e foi uma experiência marcante. O meu primeiro espectáculo a solo. contudo, deve ter sido lá para 81 ou 82. Mas venho a Portugal sempre e não só para cantar. Às vezes dá-me saudade e venho ver os amigos e passear. Gosto muito das pessoas, da comida, do vinho...
– Já lá vão 33 anos de carreira. Que balanço faz?
– Sou uma vencedora. Venci na vida, mas continuo a batalhar. As coisas não são fáceis e os desafios são constantes. Olhando para trás, acho que acertei muito mais do que errei.
Nascida a 25 de Dezembro de 1949 no Bairro de Brotas, em Salvador da Baía, Simone Bittencourt de Oliveira começou por jogar basquetebol, tendo ganho diversos prémios e sido chamada por duas vezes à selecção brasileira. Após uma série de lesões, decidiu abandonar o desporto e fazer um teste de canto para a editora Odeon.
Gravou o primeiro disco aos 24 anos, um álbum homónimo, a que se seguiram ‘Brasil Export’ (1973) e ‘Festa Brasil’ (1973). Em 1981 lançou um dos seus trabalhos mais importantes, ‘Amar’, gravado em apenas 15 dias, e que vendeu mais de 500 mil cópias. Com 33 anos de carreira, Simone conta com mais de três dezenas de álbuns editados. “Agradeço a Deus por me ter dado o dom de cantar”, diz.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.