page view

Talento asiático faz história no cinema

‘A Despedida’ valeu Globo de Ouro a Awkwafina, norte-americana de origem chinesa.

08 de janeiro de 2020 às 09:55

Dois filmes fizeram história na última gala dos Globos de Ouro, que decorreu no domingo em Los Angeles. ‘A Despedida’, que chega esta quinta-feira às salas nacionais, valeu o primeiro galardão a uma atriz de origem asiática - Awkwafina (‘Crazy Rich Asians’) - na categoria de Melhor Atriz de Comédia ou Musical.

Na mesma noite, ‘Parasitas’ (já exibido em Portugal), que venceu a Palma de Ouro no Festival de Cannes 2019, tornou-se no primeiro filme sul-coreano a ganhar o galardão na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Além disso, estava indicado para outros dois prémios: Melhor Realização e Melhor Argumento, ambos a cargo de Bong Joon Ho.

Apesar de ainda não serem conhecidos os nomeados para os Óscares, tudo indica que estes dois filmes vão constar da lista da Academia de Hollywood.

E podem voltar a fazer história se a cineasta chinesa Lulu Wang (‘A Despedida’) e o sul-coreano Bong Joon Ho forem indicados para a estatueta de Melhor Realizador, pois seria a primeira vez que dois realizadores asiáticos competem nesta categoria em simultâneo.

Partindo do princípio de que a presença de ‘Parasitas’ na categoria de Melhor Filme Internacional é certa, isso será, só por si, um feito histórico, já que é a primeira nomeação para a Coreia do Sul.

‘A Despedida’ segue as peripécias de uma família chinesa que faz tudo para que a avó não perceba que está a morrer. Já ‘Parasitas’ acompanha uma família sul-coreana que tenta ganhar a vida com o mínimo esforço possível.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8