page view

Tarde acabou com bronca na direcção

Merecia mais público a derradeira corrida das Festas do Colete Encarnado realizada domingo, em Vila Franca de Xira, cujo cartaz reunia bastos motivos de interesse. O espectáculo decorreu em clima morno e terminou com o seu director a ser protegido das injúrias do público por agentes da PSP.

04 de julho de 2006 às 00:00

António Telles actuou dentro do seu estilo clássico e desenvolveu lide normal com alguns ferros de nota alta, em especial com os curtos, bem colocados e rematados.

Ainda praticante, Manuel Telles Bastos não teve uma tarde feliz. Falhou alguns ferros e, tanto na preparação das sortes como na ferragem, esteve longe das actuações que estão ao seu alcance e a que nos habituou.

A lide a duo, de tio e sobrinho, frente a um toiro de cinco anos, foi movimentada e houve ferros muito bem colocados que levaram um pouco de animação às bancadas.

Os forcados foram os verdadeiros triunfadores com pegas muito difíceis sempre à 1ª.

Após receber o seu primeiro com elegantes e bem desenhados lances de capote, o matador José Luís Gonçalves não conseguiu com a muleta, apesar de enorme pundonor, dar a volta a um toiro sem recorrido que oferecia poucas condições. No seu 2.º esteve muito bem, sobretudo com a flanela e mereceu a volta à arena.

Javier Valverde desenhou bem algumas verónicas, rematadas com meia-verónica superior. Com a muleta esteve seguro e aproveitou as condições de lide de um toiro que se foi ‘apagando’. O último da tarde, com ferro Oliveiras, recebeu-o com verónicas e, após um lance, o toiro, que já havia derrotado com violência contra um burladero à saída do touril, caiu e demonstrou dificuldades de locomoção. A faena prosseguiu e Valverde desenvolvia uma lide regular. Porém, na derradeira fase do tércio, o toiro voltou a cair e, para surpresa geral, Pedro Maria Gomes, director de corrida, mandou recolhê-lo, alegando debilidades físicas.

A decisão – alínea e) do art.º 16 do regulamento em vigor – não foi bem aceite pelo público que injuriou o director de corrida e a veterinária, sendo necessária protecção de agentes da PSP. As Festas do Colete Encarnado não mereciam este final!

PRAÇA DE VILA FRANCA

Data: 02 de Julho de 2006

Evento: Corrida mista

Assistência: 1400 pessoas

Director: Pedro Maria Gomes

Cartel: A. Telles e prat. Telles Bastos; forc. Vila Franca; mat. José L. Gonçalves e J. Valverde (gan. Pontes Dias)

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8