page view

Tarzan prepara regresso ao ecrã

Tarzan, um dos maiores heróis da Banda Desenhada, vai regressar ao ecrã pela mão da Warner Brothers (WB), com realização a cargo do mexicano Guillermo del Toro (‘Blade II’ e ‘Hellboy’). Por decidir está, ainda, o actor que irá encarnar a personagem imortalizada por Johnny Weissmuller, autor do famoso grito que é imagem de marca.

17 de dezembro de 2006 às 00:00

A notícia é da revista especializada ‘Variety’, que adianta que a WB está também a ultimar as negociações com John Collee, o argumentista de ‘O Lado Longínquo do Mundo’ e do sucesso do momento ‘Happy Feet’.

Del Toro aceitou o convite para realizar o filme porque é de opinião que ainda há muito para descobrir na mitologia de Tarzan se se regressar à prosa original de Burroughs. “Gostaria de criar uma nova versão da história que desafiasse os limites do género mas continuasse a ser um filme para toda a família”, explicou Del Toro, grande fã das aventuras do ‘homem-macaco’. “Existe muito potencial na história de uma criança indefesa que é esquecida num ambiente hostil.”

Quando vir a luz do dia, esta nova produção juntar-se-à às dezenas que já adaptaram ao cinema e à televisão a criação máxima de Edgar Rice Burroughs, escritor nascido em Chicago, que começou a escrever e a desenhar histórias em 1911, um ano antes de editar ‘Tarzan dos Macacos’, que foisucesso imediato. Apesar de ter escrito inúmeras histórias de aventuras e de ficção científica, Burroughs jamais conseguiu outro êxito como Tarzan. Morreu em 1950, na Califórnia, após ter escrito quase 70 livros.

Weissmuler – nascido em Timissoara, na Roménia, mas a viver nos Estados Unidos desde os três anos de idade – foi escolhido para ser ‘Tarzan, o Homem Macaco’ (1932), depois do argumentista Cyril Hume, que trabalhava na adaptação da história, o ter visto a nadar na piscina do hotel. O senhor que se lhe seguiu foi Jock Mahoney, em 1962.

Filho de ingleses mas criado por macacos ‘mangani’, que lhe chamam Tarzan (pele branca), em África, após a morte dos pais, John Clayton III, Lord Greystoke, nasceu em 1912 da imaginação de Edgar Rice Burroughs (1875-1959) e é companheiro inseparável de Cheeta, um macaco fêmea. Conheceu Jane na selva e os dois encontraram um bebé a quem chamaram Boy.

HERÓI EM VÁRIAS FRENTES

WEISSMULLER

Famoso como Tarzan, ganhou cinco medalhas de ouro olímpicas, 67 títulos mundiais e 52 americanos em natação.

JANE

A paixão de Tarzan, Jane, é interpretada por Maureen O’Sullivan, mãe da actriz Mia Farrow. O filho, Boy, é Johnny Sheffield.

‘TARZOON’

Em 1975, Tarzan teve uma versão para adultos: ‘Tarzoon, a Vergonha da Selva’, um desenho animado de produção francesa.

13 ACTORES

Além de Weissmuller e Christopher Lambert, mais onze actores encarnaram o herói em adaptações cinematográficas.

ANIMAÇÃO

A mais recente adaptação é a longa-metragem de animação da Walt Disney, ‘Tarzan’ (1999), de Chris Buck e Kevin Lima.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8