Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
5

Tarzan prepara regresso ao ecrã

Tarzan, um dos maiores heróis da Banda Desenhada, vai regressar ao ecrã pela mão da Warner Brothers (WB), com realização a cargo do mexicano Guillermo del Toro (‘Blade II’ e ‘Hellboy’). Por decidir está, ainda, o actor que irá encarnar a personagem imortalizada por Johnny Weissmuller, autor do famoso grito que é imagem de marca.
17 de Dezembro de 2006 às 00:00
Tarzan prepara regresso ao ecrã
Tarzan prepara regresso ao ecrã FOTO: d.r.
A notícia é da revista especializada ‘Variety’, que adianta que a WB está também a ultimar as negociações com John Collee, o argumentista de ‘O Lado Longínquo do Mundo’ e do sucesso do momento ‘Happy Feet’.
Del Toro aceitou o convite para realizar o filme porque é de opinião que ainda há muito para descobrir na mitologia de Tarzan se se regressar à prosa original de Burroughs. “Gostaria de criar uma nova versão da história que desafiasse os limites do género mas continuasse a ser um filme para toda a família”, explicou Del Toro, grande fã das aventuras do ‘homem-macaco’. “Existe muito potencial na história de uma criança indefesa que é esquecida num ambiente hostil.”
Quando vir a luz do dia, esta nova produção juntar-se-à às dezenas que já adaptaram ao cinema e à televisão a criação máxima de Edgar Rice Burroughs, escritor nascido em Chicago, que começou a escrever e a desenhar histórias em 1911, um ano antes de editar ‘Tarzan dos Macacos’, que foisucesso imediato. Apesar de ter escrito inúmeras histórias de aventuras e de ficção científica, Burroughs jamais conseguiu outro êxito como Tarzan. Morreu em 1950, na Califórnia, após ter escrito quase 70 livros.
Weissmuler – nascido em Timissoara, na Roménia, mas a viver nos Estados Unidos desde os três anos de idade – foi escolhido para ser ‘Tarzan, o Homem Macaco’ (1932), depois do argumentista Cyril Hume, que trabalhava na adaptação da história, o ter visto a nadar na piscina do hotel. O senhor que se lhe seguiu foi Jock Mahoney, em 1962.
PERFIL
Filho de ingleses mas criado por macacos ‘mangani’, que lhe chamam Tarzan (pele branca), em África, após a morte dos pais, John Clayton III, Lord Greystoke, nasceu em 1912 da imaginação de Edgar Rice Burroughs (1875-1959) e é companheiro inseparável de Cheeta, um macaco fêmea. Conheceu Jane na selva e os dois encontraram um bebé a quem chamaram Boy.
HERÓI EM VÁRIAS FRENTES
WEISSMULLER
Famoso como Tarzan, ganhou cinco medalhas de ouro olímpicas, 67 títulos mundiais e 52 americanos em natação.
JANE
A paixão de Tarzan, Jane, é interpretada por Maureen O’Sullivan, mãe da actriz Mia Farrow. O filho, Boy, é Johnny Sheffield.
‘TARZOON’
Em 1975, Tarzan teve uma versão para adultos: ‘Tarzoon, a Vergonha da Selva’, um desenho animado de produção francesa.
13 ACTORES
Além de Weissmuller e Christopher Lambert, mais onze actores encarnaram o herói em adaptações cinematográficas.
ANIMAÇÃO
A mais recente adaptação é a longa-metragem de animação da Walt Disney, ‘Tarzan’ (1999), de Chris Buck e Kevin Lima.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)