UHF mostra disco “mais arrojado” (COM VÍDEO)

Os UHF preparam-se para lançar um novo álbum. Leva o título de ‘Porquê?’ e promete ser o "disco mais arrojado dos UHF", revelou ao CM António Manuel Ribeiro, nos Estúdios BBS, em Vendas Novas, no final das gravações.
28.03.10
  • partilhe
  • 0
  • +
UHF mostra disco “mais arrojado” (COM VÍDEO)
Músicos dos UHF estiveram a gravar o seu novo álbum nos Estúdios BBS, em Vendas Novas Foto João Cortesão

Com produção de João Martins, ‘Porquê?’ deve o título ao facto "de esta ser a grande interrogação, a questão que nos acompanha sempre ao longo da vida", justificou o líder do grupo de Almada.

Num álbum "especial", que reúne "canções de intervenção e canções de amor", destaca-se ‘O Vento Mudou’, versão do tema com que Eduardo Nascimento venceu o Festival da Canção em 1967, e que o site do CM oferece a partir de amanhã para download (ver caixa).

Segundo António Manuel Ribeiro, o álbum é "especial" por várias razões: "Em primeiro lugar porque saímos de Lisboa, viemos para o Alentejo, num ambiente calmo e isolado, para fazermos uma coisa que reflicta o tempo que estamos a viver e ao mesmo tempo fugir das rotinas. Tínhamos de fazer explodir uma bomba de prazeres. Depois, porque tínhamos de ter um som mais solto, mais parecido com aquilo que fazemos ao vivo e o João Martins foi a opção certa."

O arrojo de ‘Porquê?’ reside muito nas canções. "É um disco com um lado muito político e social. Há um olhar mais acutilante sobre a actualidade, um alerta", adiantou. Outra inovação nota-se em particular nas canções de amor. "Demos uma volta a nós próprios em termos de composição, melodia, produção e arranjos. Tudo isso é fruto da coerência e do trabalho da banda", disse. "Aprendemos a pôr os egos de lado", dispara o baterista Ivan. "Estamos muito mais coesos", junta o baixista Fernando. António Corte-Real (guitarra) revela que "a cumplicidade permite uma maior participação de todos na construção das canções".

Com mais de 30 anos de carreira, os UHF vêem caminho pela frente. "É o prazer da descoberta que nos move. Seja ao vivo ou em estúdio; o chegar aqui com uma canção e vê-la crescer. É fantástico", frisa António Manuel Ribeiro.

PORMENORES

GRAVAÇÕES NO ALENTEJO

‘Porquê?’ foi gravado nos Bed & Breakfast Studios (Vendas Novas), onde se pode pernoitar e há direito a pequeno-almoço.

SÓ COM O MELHOR

Os UHF levaram para estúdio 35 temas e gravaram 16, mas o disco só deverá ter 11 ou 12. "Só ficou mesmo o melhor", garantem.

'CAVALOS' COMO BÓNUS

‘Cavalos de Corrida’ completa 30 anos e poderá surgir em ‘Porquê?’ numa versão bónus. 

DOWNLOAD DO TEMA ' O VENTO MUDOU' NO SITE DO CM

A partir de amanhã e até domingo, o CM oferece o download do tema ‘O Vento Mudou’. Para tal, basta aceder a www.cmjornal.xl.pt e seguir as indicações.

"Essa canção surgiu-me não sei como. Acordei com ela e fui ainda de pijama à internet à procura de informação. Cheguei a estúdio e disse-lhes: ‘Tenho esta canção.’ A adesão foi imediata. Quando a gravámos, trouxemos a estúdio o autor da música, o Nuno Nazareth Fernandes, e ele saiu daqui com uma lágrima no canto do olho", diz António Manuel Ribeiro.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!