page view

Vai começar a loucura dos festivais de verão

Entre junho e setembro, Portugal acolhe, de norte a sul, dezenas de eventos ao ar livre, de pequena, média e grande dimensões. Para todos os gostos.

29 de maio de 2026 às 01:30

Com o mês de junho à porta, está aberta oficialmente a época das grandes festivais de verão. Atualmente realizam-se, ao longo do ano quase trezentos festivais de música no nosso país, mas é entre os meses de junho e setembro que se concentram a grande maioria, sobretudo os de maior lotação (à cabeça está, claro, o Rock In Rio Lisboa com capacidade para cem mil pessoas). Vão ser quatro meses loucos, durante os quais Portugal recebe alguns dos maiores nomes da música internacional. Entre eles estão, por exemplo, The Cure, Massive Attack, Rod Stewart, Marilyn Manson, Nick Cave, Gilberto Gil, Seal, Diana Krall, Ben Harper ou Robbie Williams, entre muitos outros. 

Mas a par dos grande eventos a céu aberto, existem também festivais de pequena e média dimensão que merecem destaque. Esta sexta-feira e sábado, o Centro de Artes de Águeda apresenta a 1ª edição do Águeda Blues Fest, com concertos de Peter Storm & the Blues Society (PT), Chino Swingslide Quartet (ESP), Sugar Queen Blues (EUA) e o Águeda Gospel Choir (POR). Também sábado e domingo, por exemplo, Cascais recebe o Coala Festival e com ele um dos nomes maiores da música brasileira, Caetano Veloso, e da música angolana, Bonga. Destaque a norte, entre os dias 5 e 7 de junho para o Arcos Fado Fest, em Arcos de Valdevez, com Raquel Tavares, Marco Rodrigues, Ricardo Ribeiro. De 21 Junho a 8 de Julho, Oeiras acolhe o Festival Jardins do Marquês com Raimundos, The Stranglers, Dino D’Santiago ou Mayra Andrade. Em Almada, o Parque de Campismo do Inatel, recebe o Sumol Summer Fest (3 a 4 de julho) e Lisboa o evento de música eletrónica Lisb-on Jardim Sonoro 2026 (Jardim Keil do Amaral de 3 a 5 de Julho). A Figueira da Foz acolhe o tradicional RFM Somnii (10 a 12 de julho), dedicado à música de dança com Hardwell à cabeça, e o Porto volta a receber o festival de Fado Caixa Ribeira, dez anos depois, com Camané, Paulo de Carvalho ou Lenita Gentil, entre outros.

Com eventos para todos os gostos, São Pedro do Sul será palco do festival de folk e de world music Tadidanças (29 de Julho a 2 de Agosto) e Ovar do festival de punk rock e metal Morte ao Silêncio Fest 2026 com Ratos do Porão como cabeças de cartaz. De 6 a 9 de Agosto há festival de techno e música eletrónica em Viana do Castelo com o Neopop Festival (com Amelie Lens, Charlotte de Witte, Ben Klock ou Lamb of God) e música indie e folk em tomar com o já tradicional Festival Bons Sons. Já histórico é também o Festival do Crato que de 26 a 29 de Agosto toma conta daquela vila alentejana (Buba Espinho, Calema e Bispo). Em Setembro, especial destaque para o Festiva F, de 3 a 5 de setembro, em Faro, e para a Festa do Avante (de 4 a 6 na Quinta da Atalaia, em Almada) com Carolina Deslandes, Carlão, Ney Matogrosso ou António Zambujo, entre muitos outros.  

De lembrar que continuamos este ano sem festival Sudoeste, embora Luís Montez da promotora Música no Coração, já tenha afirmado que as coisas estão bem encaminhadas para que o evento regresse em 2027.  

A carregar o vídeo ...

Três festivais low-cost para descobrir em 2026

VÍDEO: Medialivre

O regresso do Rock in Rio Lisboa 

Com uma periodicidade bianual, o Rock in Rio Lisboa regressa este ano ao Parque Tejo, em Lisboa, dias 20, 21, 27 e 28 de junho. É o maior festival realizado em Portugal, com capacidade para receber 100 mil pessoas por dia. Com ofertas para todos os gostos, este ano o cartaz conta com Katy Perry, Charlie Puth, Linkin Park, Cypress Hill, Kaiser Chiefs, Rod Stewart, Cindy Lauper, Joss Stone ou Xutos.  

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Vidas

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8