"Baía olímpica é esgoto puro"
Atletas devem ter o mínimo de contacto com a água.
A contaminação na baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, que receberá várias provas olímpicas, é equivalente à de um esgoto. O lixo encontra-se junto à costa mas os atletas de vela, que vão competir nestas águas, estarão ao largo da baía, onde a poluição é menor. No entanto, é uma situação que causa alguma preocupação e os atletas terão de tomar precauções como ter o mínimo contacto com a água.
"O que ali temos, basicamente, é esgoto puro. É o que as pessoas deixam na sanita." Foi este o diagnóstico de John Griffith, biólogo norte-americano, que analisou amostras de água da baía para um estudo encomendado pela Associated Press. O estudo revelou uma contaminação de até 1,7 milhões de vezes maior do que seria considerado perigoso nos EUA.
Atletas de vários países, que treinam há meses no Rio, já apresentaram sintomas de intoxicação, febres, diarreias e problemas respiratórios. Ainda assim, o Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro garante que controla a qualidade da água e que esta está dentro dos padrões internacionais.
Sem verbas para o prometido projeto de despoluição, o governo do Rio de Janeiro está a instalar 17 ecobarreiras nas saídas de canais e rios que desaguam na baía, e contratou ecobarcos, que nos dias de competição tentarão limpar o caminho dos atletas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt