Chapecoense declarada campeã da Taça Sul-Americana

CONMEBOL informa que clube brasileiro vence competição.

05 de dezembro de 2016 às 17:22
Velório, jogadores, Chapecoense, Brasil, acidente aéreo, Colômbia Foto: EPA
Partilhar

A Chapecoense, pequena equipa de futebol do sul do Brasil, que foi praticamente dizimada há uma semana quando a queda do avião que a transportava matou 19 dos seus jogadores e deixou outros três gravemente feridos, foi declarada na tarde desta segunda-feira campeã da Taça Mercosul, o principal torneio sul-americano de futebol entre clubes. A tragédia ocorreu na madrugada de terça-feira passada a poucos quilómetros da cidade colombiana de Medellin, onde a Chapecoense ia fazer o primeiro jogo da final da competição com o Atlético Nacional de Medellin.

A decisão foi anunciada na tarde desta segunda-feira no sítio da Conmebol, a Confederação Sul-Americana de Futebol, em resposta a um pedido nesse sentido feito pelo adversário da Chapecoense. Num gesto de generosidade e solidariedade, a direcção do Atlético Nacional de Medellin, depois de consultar os jogadores da sua equipa e outros clubes colombianos, pediu logo após a tragédia que a Chapecoense fosse declarada campeã do torneio, que dá acesso à Taça Libertadores da América.

Pub

No comunicado, a Conmebol adiantou que a decisão foi tomada em reunião virtual, através de teleconferência, entre todos os membros do seu conselho, que representa todos os países da América do Sul. Segundo o comunicado, serão concedidas à Chapecoense, todas as honrarias, todas as prerrogativas e todos os prémios inerentes ao título.

Além do gesto simbólico de reconhecimento de um título que parecia tão próximo e seria tão merecido, essa última parte, a dos prémios, é, em termos práticos, importantíssima para a Chapecoense, que, de repente, ficou reduzida a 10 jogadores, alguns lesionados, e precisa desesperadamente de dinheiro. Com o título, o pequeno clube brasileiro, que em 2009 disputava a quarta divisão e teve uma ascensão verdadeiramente meteórica, vai receber de imediato da Conmebol três milhões de dólares, e, além de outras verbas, ganhará 600 mil dólares por cada uma das três partidas que fará obrigatóriamente em casa na primeira fase da Libertadores.

O Atlético Nacional de Medellin, por seu turno, foi declarado pela Conmebol vice-campeão da Mercosul, recebendo, por causa disso, um milhão de reais. Além disso, o clube colombiano vai receber ainda o prémio "Centenário Conmebol de fair play", pela atitude de abrir mão do título em favor da Chapecoense. 

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar