Partilhar

O Sporting venceu hoje, no Estádio João Cardoso, o Tondela por 3-0, em jogo da nona jornada da I Liga de futebol, igualando, provisoriamente, o FC Porto na liderança, com 22 pontos.

Na estreia do novo tapete verde do recinto do emblema beirão, a primeira parte foi de sentido único, na direção da baliza do Tondela, com Luis Suárez, aos 18 minutos, a marcar numa das muitas oportunidades de golo que o Sporting conseguiu construir, com Pedro Gonçalves a fazer o segundo aos 59 minutos, e Geovany Quenda a fechar o resultado, aos 90+2.

A equipa de Rui Borges foi sempre muito pressionante e, logo aos dois minutos, teve uma clara oportunidade para inaugurar o marcador, com Pedro Gonçalves a aparecer isolado perante Bernardo Fontes, após triangulação com Trincão e Luis Suárez, mas o guarda-redes do Tondela encheu a baliza e evitou o golo.

O guarda-redes brasileiro do Tondela voltou a brilhar entre os postes aos sete minutos, respondendo com uma grande defesa a um disparo de fora da área de Geny Catamo, mas, aos 18 minutos, não conseguiu parar um remate cruzado de Luis Suárez, que fez o primeiro golo após um bom lance individual.

Aos 25 minutos, o ponta de lança colombiano esteve perto de 'bisar', mas Bernardo Fontes foi rápido a sair da baliza e defendeu para canto. Na sequência, Luis Suárez apareceu solto ao segundo poste, mas cabeceou muito por cima da baliza.

A defesa do Tondela voltou a ver-se em apuros aos 30 minutos, com um cruzamento perigoso de Geny Catamo e Christian Marques a esticar a perna e a fazer um corte providencial, evitando que a bola chegasse a Luis Suárez, que, ao segundo poste, estava pronto para empurrar para a baliza.

Aos 33 minutos, Bernardo Fontes voltou a levar a melhor num duelo com Pedro Gonçalves, já que, com a ponta da luva, evitou que a bola rematada em jeito pelo jogador leonino fosse para o fundo das redes.

Com muito espaço entre a defesa e os avançados, o Tondela sentia muitas dificuldades em ter bola e, perante um Sporting muito pressionante, só Bernardo Fontes conseguia manter os auriverdes no jogo. Aos 37 minutos, voltou a negar o 2-0, desta vez a João Simões.

Pior ataque do campeonato, com apenas quatro golos, o Tondela sentiu sempre muitas dificuldades em consegui incomodar Rui Silva, fez o primeiro remate apenas aos 42 minutos, com Pedro Maranhão a obrigar o guarda-redes leonino a uma defesa atenta.

No segundo tempo o cariz da partida não se alterou, e com o segundo golo marcado aos 59 minutos, num remate forte de Pedro Gonçalves, os 'leões' ficaram mais tranquilos na partida.

Já na compensação, aos 90+2, uma arrancada de Alisson pela esquerda terminou com um cruzamento de Matheus Reis para Geovany Quenda que ao segundo poste, de cabeça, fez o terceiro.

Com os três pontos o Sporting alcançou, provisoriamente, o FC Porto no topo da classificação da I Liga, ambos com 22 pontos, mas os 'dragões' jogam segunda-feira, em Moreira de Cónegos, frente ao Moreirense.

Já o Tondela mantém-se abaixo da 'linha de água', no 17.º e penúltimo lugar, com cinco pontos.