Pedro Lopes suspenso por 15 anos

Pedro Lopes (CC Loulé) foi suspenso por 15 anos, confirmou ontem Artur Lopes, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC). "Se ao longo de 18 meses o corredor falhar ou não identificar a sua localização por três vezes é considerado um controlo positivo. Foi o que aconteceu", afirmou Artur Lopes, lembrando os regulamentos que estão em vigor.

05 de janeiro de 2011 às 00:30
PEDRO LOPES, CICLISMO, ANTIDOPING, ALGARVE, CASTIGO Foto: Miguel A. Lopes/Lusa
Partilhar

Em 2004, o ciclista algarvio, de 35 anos, deu positivo (cafeína) num controlo, situação que o fez perder o título de campeão nacional para Bruno Castanheira e que foi levada em conta pelo Conselho Disciplinar da FPC. "É a primeira vez que aplicámos o novo regulamento. A pena é muito pesada, mas a Federação já tinha alterado para isso", observou Artur Lopes.

Já Luís Horta, presidente da Autoridade Antidopagem de Portugal, destacou o facto de a pena imposta a Pedro Lopes ser a mais pesada de sempre no desporto nacional.

Pub

"Há países em que a segunda infracção é punida com pena de erradicação, mas em Portugal a Constituição não permite. A maior até agora tinha sido de 10 anos, aplicada ao médico Marcos Maynar pela FPC, já no âmbito da nova legislação", disse Luís Horta, invocando o caso em que o clínico espanhol foi responsabilizado pela administração de substâncias dopantes na extinta equipa LA-MSS.

Horta adiantou, ainda, que as "justificações" de Pedro Lopes "não foram aceitáveis", mas observou que o ciclista pode recorrer para o Conselho Jurisdicional da FPC. Nos últimos 14 anos, Lopes conquistou vários triunfos, com destaque para uma etapa na Volta a Portugal de 2008. Representou Portugal nos Jogos Olímpicos em 1996 (Atlanta) e nos mundiais de 2002 e 2003. O CM tentou contactar Pedro Lopes, mas o ciclista não atendeu o seu telemóvel.

Também João Benta (Boavista) foi suspenso (3 anos) por utilização de eritropoietina, detectada num controlo fora de competição.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar