page view

"Sporting precisa de ser reconhecido na Europa", diz Jesus

Treinador quer pôr os leões na elite do futebol europeu e lembra que a equipa está no 53º lugar do ranking.

15 de agosto de 2017 às 09:10

Aí está a primeira batalha no caminho para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Com os olhos postos na elite do futebol europeu e nos 14,7 milhões de euros em caso de qualificação, Jorge Jesus diz que o Sporting "precisa de ser reconhecido na Europa".

A carregar o vídeo ...

"Sporting precisa de ser reconhecido na Europa", diz Jesus

"Queremos ter ambição para estar entre os melhores. É preciso eliminar o Steaua sabendo que é uma equipa que já venceu a Taça dos Campeões Europeus [1986]. O Sporting está no 53º lugar do ranking, precisa de ser reconhecido e não parte como favorito", disse o treinador no lançamento da 1ª mão do play-off, hoje (RTP, 19h45), em casa.

Para alcançar uma vantagem confortável para segunda mão, daqui a uma semana, o treinador confia no bom momento da equipa, que vem de duas vitórias, sem golos sofridos, nas primeiras jornadas do campeonato. "A Champions é algo que motiva muito os jogadores, portanto eles sabem que têm valor para estar no grupo dos melhores. Estamos a formar um grupo unido, além da qualidade individual. Há uma grande diferença entre ser amigo dentro e fora do jogo. Socialmente damo-nos todos bem, mas depois no jogo é que é importante", referiu.

Para Jorge Jorge não há outra opção que não seja a qualificação para a fase de grupos, mas não é o facto de o presidente do Steaua de Bucareste, Gigi Becali, distribuir um total de dois milhões ao plantel pelo apuramento que aumenta o nível de exigência da eliminatória: "Não é o dinheiro que faz com o que os jogadores do Steaua corram mais num jogo. O que posso dizer é que os jogadores do Sporting nem pouco mais ou menos têm isso. A capacidade financeira do Steaua é maior do que a do Sporting e oferece esses números que nós não podemos oferecer."

Certo é que o apuramento vale 12,7 milhões de euros e a vitória no play-off vale dois.

PORMENORES 

Niculae "pelo Sporting"

"Claro que vou torcer pelo Sporting, a 100 por cento. Vai vencer facilmente. O Steaua tem bons jogadores, mas não estão ao mesmo nível", disse Marius Niculae, ex-avançado romeno do Sporting, que assistiu à conferência de imprensa dos treinadores. Niculae foi campeão nos leões em 2002.

Apenas uma vitória

O Steaua de Bucareste ganhou apenas um dos seis encontros já disputados com equipas portuguesas, quando derrotou o Rio Ave (2-1), no seu estádio, em jogo da fase de grupos da Liga Europa, em 2014/2015. Os romenos empataram (2-2) em Vila do Conde.

Caminho para o play-off

Para garantir a presença neste play-off de acesso à Champions, a equipa do Steaua de Bucareste empatou em casa com o Viktoria Plzen (2-2) e ganhou o jogo da 2ª mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, no recinto do adversário, na Rep. Checa, por 4-1.

Ligação via Boloni

Laszlo Boloni, treinador que deu o último título de campeão nacional ao Sporting, em 2001/2002, era defesa-central da equipa do Steaua de Bucareste quando esta venceu o Barcelona na final da Taça dos Campeões Europeus em 1986.

Ausência de Coentrão embaraça treinador

Fábio Coentrão não será opção para Jorge Jesus pelo segundo jogo consecutivo. O lateral falhou o último duelo com o V. Setúbal, em gestão física, e está fora do encontro de hoje diante do Steaua de Bucareste por opção técnica. Quando foi confrontado com a questão, Jorge Jesus deixou os jornalistas algo confusos.

É que na lista divulgada ontem não aparece o nome do lateral-esquerdo, mas, em conferência de imprensa, Jesus respondeu assim: "São decisões técnicas que só a mim dizem respeito. Além disso ainda há treino amanhã [hoje]. O Fábio faz parte da experiência que tentámos adquirir com alguns jogadores. Ele e o Mathieu, que já ganharam a Champions e podem ajudar quem nunca jogou a prova", assumiu o treinador, que, já depois da conferência, garantiu que o lateral não estará em campo.

Coentrão procura o melhor ritmo competitivo e o treinador está a gerir a sua condição física. Jonathan Silva vai ser titular no lado esquerdo.

"William vai ter dificuldades no West Ham"

Jorge Jesus não conteve os sorrisos quando foi questionado pelo CM se já se tinha despedido de William. "Não tenho resposta para dar e não quero dizer isto sobre a equipa de que se fala [West Ham], mas, pelo que estive a ver [derrota 4-0 com o Man. United], o William Carvalho, se chegar lá, vai ter dificuldades para se impor", disse Jesus.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8