Comunicação eletrónica dos Recursos Humanos do clube divulgada na internet.
1 / 5
8 -Benfica proibe funcionários
O Benfica continua sem conter a fuga de mails internos para a opinião pública. O mais recente é um da diretora de Recursos Humanos para os colaboradores/funcionários do clube.
Na comunicação, a que o CM teve acesso, é dito que, se qualquer funcionário consultar, descarregar ou partilhar o conteúdo dos mails que têm vindo a público em blogues e diversos servidores, incorre num processo disciplinar.
Em momento algum do mail – enviado na passada semana – é referido que a informação que tem vindo a público é falsa. A responsável dos Recursos Humanos diz ainda que o "colaborador tem de dar o exemplo" quando o clube está a lutar "contra todos aqueles que cometem crimes".
Desconhece-se se a divulgação deste mail (Benfica disse ao CM não confirmar a veracidade do mesmo) se ficou a dever a novo ataque informático ou se algum funcionário divulgou esta correspondência. Nesta altura, a tensão é grande nos corredores da Luz em relação ao tema mails.
Foram contratados especialistas informáticos no sentido de travar futuros ataques, bem como identificar eventuais invasões externas aos endereços eletrónicos.
Nesse sentido, uma das medidas tomadas pelas águias para tentar garantir a segurança do seu sistema informático foi pedir aos trabalhadores que mudem de senha de acesso diariamente. O clube envia uma senha diferente todos os dias aos funcionários, soube o CM.
Os mails internos do Benfica começaram a ser revelados em abril de 2017 por Francisco J. Marques, diretor de comunicação do FC Porto, no Porto Canal.
Contratos de milhões revelados na internetOs contratos com a NOS e a Emirates no valor de milhões de euros foram revelados, assim como de vários jogadores, como Jiménez, Zivkovic, Rafa, Pizzi e Jonas.
Clube da Luz notifica empresas O Benfica notificou pessoas e empresas que acederam aos mails de dirigentes e funcionários (inclusive do presidente Luís Filipe Vieira) divulgados na internet.
Salvador ataca Bruno de Carvalho António Salvador (presidente do Sp. Braga) diz que os elementos do G15 não ficaram surpreendidos pelo "teor absolutamente insultuoso e inadmissível" do que escreveu Bruno de Carvalho na sua página de Facebook.
O líder leonino acusou nas redes sociais que Luís Filipe Vieira era o "guru" do G15 e que Salvador era o "testa de ferro" do presidente dos encarnados.
Águias exigem 100 milhões ao FC Porto O valor da indemnização que o Benfica reclama ao FC Porto, no caso dos mails, é neste momento de 100 milhões de euros, apurou o CM.
Fonte próxima do processo confirmou ao CM que este é o número contabilizado, mas muito provisório, uma vez que ainda decorrem as reuniões dos advogados, que preparam, desde maio, a estratégia do Benfica. O clube da Luz já identificou os delitos em causa: acesso ilegítimo e divulgação de correspondência privada, concorrência desleal e prática reiterada de difamação e calúnia.
Além da indemnização e de um castigo na justiça desportiva, o Benfica reclama também que o FC Porto seja punido nas instâncias criminais, por causa dos mails divulgados por Francisco J. Marques, diretor de comunicação do FC Porto, e que ligam o Benfica a um alegado esquema de corrupção desportiva e tráfico de influências.
Os advogados do Benfica já avançaram com processos-crime contra a SAD, o diretor de comunicação do clube e o Porto Canal. Os mails divulgados implicam várias figuras do Benfica, a começar no presidente, Luís Filipe Vieira. Também Paulo Gonçalves, assessor jurídico da SAD, e Pedro Guerra, na altura diretor de conteúdos da BTV, são referidos.
PORMENORES
Pedro Guerra sai da BTV
A primeira vítima do caso dos mails foi Pedro Guerra, um dos principais visados nas denúncias. Guerra saiu da direção de conteúdos da BTV em agosto.
Lucas Pires demite-se
O árbitro renunciou ao cargo no Tribunal Arbitral de Lisboa, depois do mail revelado em que pedia ao Benfica, via Fernando Seara, 5 bilhetes para um jogo.
Piriquito deixa a FPF
Horácio Piriquito, membro do Conselho Fiscal da FPF, demitiu-se após as revelações de ter passado documentos internos da FPF a Pedro Guerra.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.