João Mário voltou a pegar na batuta. Marcou o primeiro e tem participação no segundo.
Bastava não estragar, mas o Benfica ainda assinou com novo triunfo de 2-0 a passagem ao play-off da Liga dos Campeões, despachando um Spartak de Rui Vitória que pouco incomodou. Jesus vive uma nova fase de entusiasmo na Luz, com o apóstolo João Mário a comandar e a marcar o 1-0. Roman Yaremchuk estreou-se e foi decisivo no resultado final.
O regresso do público à Luz até baralhou o voo da águia Vitória, que, ao invés do habitual, aterrou junto a uma das balizas, talvez mostrando o caminho aos pupilos de Jorge Jesus, que, de facto, procuraram bem mais o golo do que o adversário.
A pressão e organização benfiquistas remeteram os russos ao próprio meio-campo, mas as oportunidades dignas do nome até escassearam. Isto porque, apesar do volume ofensivo, os encarnados - ontem vestidos de preto - falhavam na decisão. Um par de centros perigosos e remates bloqueados até a um intervalo com um nulo que, na verdade, não desagradava.
Ao intervalo, Morato substituiu Vertonghen, mas a principal novidade foi a equipa de Rui Vitória a tentar mostrar algum serviço na frente. Não passou disso, tentar. Rapidamente, o Benfica voltou a tomar conta do acontecimento e o Spartak novamente a segurar o resultado.
Conseguiu-o até ao minuto 57. Excelente jogada coletiva do Benfica, com participação inicial e assinatura final do mesmo homem: João Mário. Pelo meio, Diogo Gonçalves e Rafa viram a jogada bloqueada, mas a bola foi parar ao ex-leão, que arrumou as dúvidas com o 1-0.
Se dúvidas houvesse. É que o controlo benfiquista foi total, no fundo, durante os 180 minutos. Orquestra bem afinada sob a batuta de João Mário, que ainda está na jogada do segundo golo, que termina com outro reforço a rematar para a baliza. Um tiro ucraniano teve desvio russo no autogolo do 2-0. Segue-se o PSV na rota dos milhões.
"O primeiro objetivo já está cumprido"
O treinador do Benfica falou do adversário na ronda decisiva de acesso à Champions. "Sabemos que é o PSV, mas ainda não analisei. Sábado temos o jogo com o Arouca e vamos preparar-nos agora para esse jogo", justificou o técnico, lançando, precisamente, a próxima jornada da Liga: "Vamos manter o que temos vindo a fazer. Teremos outros jogadores, para que estejam menos cansados."
David Luiz pode voltar
Aniversários nas redes
João Mário aponta o caminho
o Odysseas – Noite tranquila, com defesas fáceis e seguras.
o Lucas Veríssimo – Vai cimentando a sua posição entre os defesas mais regulares.
o Otamendi – Não se atemorizou com o amarelo. Um par de bons cortes.
o Vertonghen – Ajudou na construção. Saiu ao intervalo.
o Diogo Gonçalves – Muito solícito no ataque. Podia ter aprimorado os centros mas está na jogada do 1-0.
o Weigl – Sai beneficiado pela presença de João Mário. Boa visão de jogo e útil a equilibrar a equipa.
o Grimaldo – Deu largura e profundidade ao flanco. Passe açucarado que Everton não aproveitou para marcar.
o João Mário - É o patrão deste ‘novo’ Benfica. Joga e faz jogar. À qualidade técnica vai juntando disponibilidade física. Bom remate de ressaca no primeiro golo pelas águias.
o Pizzi – Dois remates seguidos aos 24’ que podiam ter dado golo. Mas tem de fazer mais para segurar o lugar.
o Gonçalo Ramos – Outra noite de muita correria. Não teve oportunidade de brilhar.
o Rafa – É, com João Mário, o jogador em melhor forma. Várias acelerações e boas combinações com os colegas, como a que resultou no 1-0.
o Morato – Ninguém sentiu a falta de Vertonghen.
o Everton – Remate desenquadrado aos 74’.
o Yaremchuk – Nota-se que leva pouco tempo na Luz. Remata para o autogolo do 2-0.
o Gilberto – Refrescou a ala.
o Taarabt – Para rodar.
POSITIVO E NEGATIVO
+ Chegar, ver e vencer
Noite de estreias felizes - João Mário pisou pela primeira vez o relvado da Luz de águia ao peito: marcou um golo e está no segundo, que teve comparticipação de outro reforço, Yaremchuk. Há entusiasmo na Luz, após três vitórias seguidas.
- Chegar, ver e defender
Por falar em Vitória, o Spartak de Rui foi... fraquinho ao longo dos 180 minutos. Quem chega à Luz a perder 0-2 na eliminatória e passa grande parte do jogo preocupado em defender, merece o desfecho de 0-4 totais. Com, claro, mérito do Benfica.
ARBITRAGEM
Sem grandes discussões
Ao ritmo britânico, foi deixando correr o encontro, que também não lhe provocou grandes dificuldades. Ainda não havia VAR nesta fase da prova, mas também não se revelou necessário. Acertou sempre nos amarelos exibidos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.