O FC Porto venceu ontem o Nacional por 2-0 no Estádio do Dragão, mantendo-se na frente do campeonato quando faltam apenas dois jogos para o fim. O brasileiro Anderson foi finalmente titular e marcou o primeiro golo. Deu o segundo a Fucile, ambos na segunda parte de um jogo que o campeão ganhou com inteira justiça.
O FC Porto fez, aliás, uma boa primeira parte, mas sem conseguir marcar golos validados pelo árbitro. Duas vezes a bola entrou na baliza e o árbitro Cosme Machado assinalou foras-de-jogo. Mas há outro lance muito polémico, em que a bola é tirada sobre a linha depois de um cabeceamento de Adriano. O árbitro marca falta sobre o guarda-redes, que não é nada visível.
Sobretudo os dois laterais, Bosingwa e Fucile, jogavam bem, e o defesa-direito, nomeadamente, teve arrancadas com cruzamentos de golo certo que foram sendo esbanjadas de várias formas e também porque o guarda-redes Diego Benaglio defendia bem. O 3x5x2 do Nacional tinha muitas dificuldades perante o 4x3x3 portista, mesmo que a equipa de Jokanovic atacasse e às vezes com muitos jogadores.
A segunda parte foi algo diferente, porque o FC Porto não jogou tão bem. Mas veio a marcar depois da substituição dupla (Marek Cech/Jorginho, Paulo Assunção/Raul Meireles). Foi uma jogada entre Anderson, Adriano e Jorginho, com este a cruzar para Anderson marcar de primeira e pé esquerdo, no meio da área. Uma bonita jogada que dava uma justa vantagem, ampliada já nos cinco minutos finais num passe magistral de Anderson para Fucile marcar.
O Nacional não teve, em todo o jogo, uma jogada de golo claro, apesar de ter feito uma partida interessante – até à entrada da área. A equipa teve sempre marcação impiedosa a Anderson (por Cléber) mas não foi capaz de se libertar para a frente, apesar das iniciativas de Alonso, Diego José e Spadaccio.
POSITIVO: ANDERSON E OS LATERAIS
Anderson deixou uma enorme marca, mesmo que durante muito tempo tenha dado a sensação de cansaço. Mas a certa altura pegou na batuta e fez golo e meio. Fucile merece como nunca o seu primeiro golo e Bosingwa fez um jogo muito bom. João Paulo andou perto. Diego defendeu quase tudo e Ávalos acompanhou-o bem, no Nacional.
NEGATIVO: RICARDO COSTA
O público portista não tem confiança nele e ele insiste em não lha dar, o que é um problema. Ao Nacional, que se bateu bem, faltaram sempre 30 metros e a bola raramente chegou a Rodrigo. Alonso é bom jogador, mas com aquela velocidade não pode ser lateral em lado nenhum do Mundo.
ARBITRAGEM: DECISÕES DIFÍCIEIS
Cosme Machado teve decisões difíceis mas conseguiu levar o jogo a bem. Dois golos anulados ao FC Porto (um duvidoso) e ainda um outro em que marca falta a Adriano sobre o guarda-redes e a bola é tirada sobre a linha. A falta não parece existir. Outro lance deixou dúvidas, quando Lucho se preparava para rematar e Diego José toca na bola e em Lucho – o árbitro deu pontapé de baliza....
JESUALDO PEDE APOIO PARA P. FERREIRA
“Fizemos uma grande exibição. Marcámos dois golos e ficámos longe dos que merecíamos. E agora quero pedir à massa associativa do FC Porto para estar em Paços de Ferreira [próxima jornada] connosco, num jogo que antevemos muito difícil, mas que queremos ganhar para chegarmos ao título”, disse Jesualdo Ferreira no final da partida de ontem frente ao Nacional.
O técnico portista frisou que a vitória foi justa, que o jogo teve momentos de “grande futebol” e destacou ainda a dupla de centrais e o lateral-direito Fucile: “João Paulo é um enormíssimo profissional. Sempre trabalhou muito. Hoje teve uma oportunidade e provou que é um excelente jogador. Também Ricardo Costa esteve bem. De Fucile sublinho que actuou em condições físicas menos boas.”
Jokanovic, técnico do Nacional, deu os “parabéns” ao FC Porto: “Contra uma equipa que luta pelo título não é fácil jogar. Mas conseguimos enervá-la até sofrermos o primeiro golo. Depois, ficou tudo mais fácil para o FC Porto.”
Local: Estádio Dragão, no Porto (39 628 espectadores)
Árbitro: Cosme Machado (Braga)
FC PORTO: Helton, Bosingwa, Ricardo Costa, João Paulo, Fucile, Lucho (Ibson 70 m), Paulo Assunção (Jorginho 56 m), Anderson, Cech (Raul Meireles 56 m), Lisandro, Adriano. Treinador: Jesualdo Ferreira
NACIONAL: Diego Benaglio, Patacas, Ricardo Fernández, Ávalos, Cardozo, Alonso, Cléber (Pateiro 61 m), Juliano Spadaccio, Bruno (Leandro Bonfim 72 m), Diego José, Rodrigo (Cássio 75 m). Treinador: Pedrag Jokanovic
Marcador: 1-0 Anderson (67 m) 2-0 Fucile (88 m)
Acção disciplinar: Amarelos: Cléber (37 m), Diego Benaglio (45 m), Bosingwa (76 m), Ricardo Fernandes (84 m) e Anderson (90 m 2 m)
Melhor jogador: Anderson
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.