Alguns dos atletas que mais se destacaram no último ano vão deixar os seus equipamentos em casa e vão vestir-se a rigor para serem distinguidos na 10.ª Gala da Confederação do Desporto de Portugal (CDP), que tem lugar na próxima quinta-feira, no Casino Estoril. a partir das 19h00. Vários são os prémios em jogo, naqueles que são considerados os ‘óscares’ do desporto nacional.
A 10.ª edição deste evento surge com uma inovação, já que vai distinguir, pela primeira vez, o Treinador do Ano, Atleta do Ano masculino e Atleta do Ano feminino, categorias que albergam cinco candidatos eleitos pelo público.
Vai ser certamente um desfile de alguns dos maiores desportistas portugueses, onde não vão ser esquecidas entidades que contribuíram de forma decisiva para o desenvolvimento e sucesso em cada uma das suas áreas. Além dos já três citados prémios, outros animarão a gala. O evento começará por distinguir os nomes escolhidos por cada uma das 52 federações desportivas. O seleccionador nacional Luiz Felipe Scolari foi a figura eleita pela Federação Portuguesa de Futebol para ser premiada este ano.
Mas logo a seguir a este numeroso rol de premiados, outro se segue, já que a CDP não quis esquecer aqueles (individuais e colectivos) que espalharam o nome de Portugal pelos quatro cantos do mundo, com a conquista de títulos europeus e mundiais nas mais diversas competições. Esta foi a forma encontrada pelo movimento desportivo para premiar os campeões (nos escalões juniores e seniores) na época 2004/2005.
O desfile de estrelas só terminará com a atribuição do Prémio Mérito Desportivo Alto Prestígio CDP, galardão que distingue uma personalidade ou entidade pelo trabalho de enorme mérito em prol do desporto. Na última edição, a Fundação Luís Figo foi a eleita pelo CDP – foi o próprio futebolista quem recebeu o prémio das mãos de Carlos Paula Cardoso, presidente do organismo.
Esta gala terá por referência o facto de 2005 ser o Ano Internacional do Desporto, instituído pelas Nações Unidas (ONU), pelo reconhecimento do papel que o desporto exerce no desenvolvimento e integração dos povos.
PÚBLICO ELEGE PREMIADOS
Os portugueses vão ter um papel bastante activo na escolha de alguns dos desportistas distinguidos neste evento. O público luso foi quem votou e elegeu os cinco nomes pré-seleccionados nas categorias de Treinador do Ano, Atleta do Ano feminino e Atleta do Ano masculino, utilizando para tal a internet. E responderam em grande número, já que 50 mil pessoas participaram nesta votação.
Agora, desde o passado dia 25 de Outubro e até ao dia da Gala do CDP, já na próxima quinta-feira, os portugueses vão poder escolher quem querem ver festejar em cada uma destas três categorias. Esta eleição final é efectuada através de televoto, tendo cada um dos 15 nomeados um número (mais informações sobre a votação no ‘site’ da Confederação do Desporto de Portugal, em www.cdp.pt). Basta ligar para o respectivo número e aquele que tiver maior número de votos será o eleito. Já a escolha do prémio Alto Prestígio da CDP é da exclusiva responsabilidade do organismo, que visa distinguir uma personalidade ou instituição nacional ou internacional pelo seu percurso e contributo no universo desportivo.
CAMPEÕES DO MUNDO - INDIVIDUAIS
António Bento (Senior - Super Plumas, Boxe)
Micael Cesar (BMX - Cruiser Junior)
Maria Morgado (100 e 200 metros Livres - Natação, Paralímpicos)
João Martins (50 metros costas e 100 metros livres - Natação, Paralímpicos)
Pedro Isidro (10 Km Marcha - Atletismo, Paralímpicos)
Maria Soalheiro (5 Km Marcha - Atletismo, Paralímpicos)
Lenine Cunha (Salto em comprimento, Triplo-Salto e Pentatlo - Atletismo, Paralímpicos)
Sandra Gomes (Pentatlo - Atletismo, Paralímpicos)
Maria Fernandes (800 metros - Atletismo, Paralímpicos)
Hugo Passos (Luta Greco-Romana - -60kg. Campeão Surdolímpico, Paralímpicos)
Dina Martins Pedro (Senior - Thai-Kickboxing -68kg.)
Alain Júnior Thiriart (Junior - Fórmula Futuro)
Fernanda Pereira (Senior - Mar Costa)
Paulo Diogo Rosário Junior - Fosso Universal)
Silvia Saiote (Senior - Duplo Minitrampolim)
Bento Amaral (Vela adaptada - Classe Liberty)
Anaís Moniz (Junior - Triatlo)
CAMPEÕES DO MUNDO COLECTIVOS
Selecção Nacional de Feminina (Seniores Femininas - Duplo Minitrampolim)
Selecção de Portugal (Seniores Masculinos - Fosso Universal)
Selecção de Portugal (Juniores Masculinos - Fosso Universal)
Selecção de Portugal (Seniores Masculinos - Compak Sporting)
Tomás Oliveira/Francisco Gomes (Seniores - Classe 420)
CAMPEÕES DA EUROPA INDIVIDUAIS
Rui Reis Torres (Pesca Submarina Senior)
Naide Gomes (Salto em Comprimento - Senior - Pista Coberta )
Emanuel Silva (Sub 23 K1 1000mts)
Maicael César (BMX - Cruiser Junior)
Bruno Valentim (Boccia Classe BC4, Paralímpicos)
Fernando Ferreira (Boccia Classe BC2, Paralímpicos)
André Penedo (Senior - Ciclismo, Paralímpicos)
Ana Cachola (Juniores e Sub 23 - -63kg.)
Diana Gomes (Junior - 100 e 200 metros Bruços )
Miguel Ximenez (Surf Open)
Rita Pires (BodyBoard)
Pedro Araújo (Surf Open)
Hugo Pinheiro e Marco Freitas (Juniores - Pares Mistos)
José Estrangeiro (Junior - Duatlo)
Sérgio Silva (Sub 23 - Duatlo)
Vanessa Fernandes (Sub 23 e Elite - Triatlo)
CAMPEÕES DA EUROPA COLECTIVOS
Selecção Nacional de Hóquei em Patins (Juniores Masculinos)
Selecção Nacional de Corta Mato (Seniores Femininos)
Equipa Classe BC1/BC2 (Paralímpicos)
Estafeta 4x100 (Seniores Masculinos Atletismo, Paralímpicos)
Pares Classe BC3 (Paralímpicos)
Selecção Nacional de Rugby Sevens
Selecção Nacional de Surf
Selecção de Portugal (Juniores Masculinos - Fosso Universal)
NOMEADOS A MELHORES DO ANO
ATLETAS MASCULINOS
André Dias (Desp. Deficientes)
João Moutinho (Futebol)
José Fernando Veras (Pára-quedismo)
Rui Silva (Atletismo)
Tiago Monteiro (Automobilismo)
ATLETAS FEMININOS
Diana Gomes (Natação)
Elisabete Jacinto (Automobilismo)
Elisabete Nunes (Desp. Deficientes)
Susana Feitor (Atletismo)
Vanessa Fernandas (Triatlo)
TREINADORES
António Jourdan (Triatlo)
Franklim Pais (Hóquei em Patins)
José Jardim (Voleibol)
José Peseiro (Futebol)
Nuno Alpiarça (Desp. Deficientes)
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.