page view

Branquinho fala em jogo-chave contra a Macedónia do Norte no Campeonato da Europa de andebol

Fase final da 17.ª edição do Campeonato da Europa de andebol decorre na Dinamarca (Herning), na Noruega (Oslo) e na Suécia (Kristianstad e Malmö) até 01 de fevereiro.

17 de janeiro de 2026 às 13:47

O andebolista Diogo Branquinho considerou este sábado que o duelo com a Macedónia do Norte será o "jogo-chave" para Portugal rumar à Ronda Principal do Europeu, enquanto Gustavo Capdeville apontou os lusos como favoritos a somar um novo triunfo.

Um dia depois da estreia vitoriosa contra a Roménia (40-34), no primeiro jogo do Grupo B da fase preliminar, os 'heróis do mar' começaram a preparar o duelo "muito difícil" contra os macedónios, quintos classificados na edição de 2012.

"Penso que o jogo-chave é o próximo. Não por ser o próximo, mas por ser o que nos pode carimbar a passagem à 'main round'. É um jogo muito difícil e a Macedónia preparou-se muito bem. É uma equipa experiente, muito combativa e que vai dar tudo contra nós", previu o ponta esquerdo do Sporting, em declarações aos jornalistas portugueses presentes em Herning, Dinamarca.

Para o experiente ponta, de 31 anos, que disputa a sexta fase final, entre Europeus e Mundiais, o "céu continua a ser o limite" para a nona participação de Portugal em fases finais de Europeus, a quarta seguida.

"Sabemos que somos uma seleção que se comporta em crescendo e vamos melhorando de jogo para jogo em todas as competições. Preparámos muito bem este campeonato e temos ambições muito altas. Somos uma seleção que dá gosto ver jogar, com um andebol muito atrativo, fluido, muito rápido e moderno", detalhou.

No domingo, em Herning, Branquinho vai reencontrar o guarda-redes Nikola Mitrevski, de 40 anos, com quem partilhou o balneário do FC Porto entre 2020 e 2024. "Somos amigos, jogámos muito tempo juntos. [Os macedónios] Deram muito de si, nem festejam o nosso Natal e estiveram juntos este tempo todo. Estão há muito tempo a preparar o nosso jogo. Dentro de campo não há amigos, só um é que pode ganhar. Eles sabem das nossas forças e valências", transmitiu.

O guarda-redes Gustavo Capdeville fez igualmente a antevisão ao encontro agendado para as 17:00 (horas em Lisboa) de domingo, na Jyske Bank Boxen, onde os lusos vão entrar como claros favoritos. "Nas nossas últimas competições, Portugal tem vindo a mostrar muita qualidade e é considerado favorito muitas das vezes. Já olham para Portugal de outra forma e, contra a Macedónia, vamos entrar claramente como favoritos", declarou o atual titular da baliza dos 'heróis do mar', acrescentado que a "responsabilidade" se deve à "qualidade demonstrada".

À semelhança de Branquinho, Capdeville também foi colega de equipa de Mitrevski, mas no Benfica, entre 2015 e 2017, e admitiu que o seu homólogo poderá ter a "mais-valia" de conhecer quase todos os jogadores portugueses. "Vai ser uma luta como todas as outras, apesar do Nikola ter jogado muitos anos em Portugal.

Conhece o campeonato e os jogadores, é uma mais-valia para ele e para a equipa dele", referiu. No domingo, a partir das 17:00 (horas de Lisboa), os 'heróis do mar' defrontam a Macedónia do Norte, que na sexta-feira perdeu com a Dinamarca (36-24), anfitriã e tetracampeã campeã mundial, adversária dos lusos na terça-feira.

A fase final da 17.ª edição do Campeonato da Europa de andebol decorre na Dinamarca (Herning), na Noruega (Oslo) e na Suécia (Kristianstad e Malmö) até 01 de fevereiro.  

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8