Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
1

Chinês Yu Dabao já começa a render

Yu Dabao só precisou de quatro minutos em campo para marcar anteontem o golo da vitória do Benfica sobre o Nacional (1-0). O avançado chinês entrou aos 83 minutos e aos 87 facturou, em recarga a um soberbo remate de Mantorras que embateu na trave. Foi apenas o segundo golo de Dabao pelo Benfica, depois de ter marcado frente ao FC Hamm, também num jogo particular – em jogos oficiais só foi utilizado na Taça da Liga (151 minutos) e não marcou qualquer golo.
18 de Novembro de 2007 às 00:00
Yu Dabao, de 19 anos, tem contrato com o Benfica por quatro anos. O seu passe custou 400 mil euros
Yu Dabao, de 19 anos, tem contrato com o Benfica por quatro anos. O seu passe custou 400 mil euros FOTO: Paulo Calado
Chegado ao Benfica em Janeiro, o avançado fez uma estreia de sonho pelos juniores, marcando três golos na vitória (8-0) sobre o Portimonense. Não mais parou de marcar e o Benfica accionou a cláusula que lhe permitia adquirir o seu passe por 400 mil euros, assinando por quatro anos pelas águias.
Ganhou direito a uma oportunidade nos seniores e esta tem sido uma época de adaptação. Dabao deixou de viver no centro de estágio do Seixal, mudou-se para um apartamento na mesma zona e ganhou independência financeira. E até já começa a dominar o português.
O Benfica apostou nele também por causa do potencial do mercado chinês e o esforço já começou a compensar. Basta dizer que uma reportagem sobre Dabao que passou num canal chinês foi vista por 300 milhões.
António Carraça, responsável pela formação, não está nada arrependido. “Tem demonstrado qualidade para vir a ser peça fundamental no ataque do Benfica. Tem de passar esta fase de adaptação e dentro de alguns anos será figura de primeiro plano”, disse ao CM. Em Janeiro, Dabao até pode ser emprestado, mas é seguro que o Benfica acredita e aposta no ‘Grande Tesouro’, que é o que significa em português Yu Dabao.
PERFIL
Dabao nasceu a 18 de Abril de 1988 em Qingdao, cidade portuária com 2,5 milhões de habitantes. Começou a jogar no Qingdao Hailifeng, destacou-se na selecção sub-18 (23 jogos, 17 golos) e despertou o interesse de clubes como Ajax e Newcastle mas o Benfica adiantou-se. É um dos mais promissores jogadores chineses.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)