Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
2

Djokovic recebe camisola do Benfica

Quatro anos e meio depois de ter assistido a um Benfica-Sporting na bancada presidencial no Estádio da Luz e no mesmo dia de um novo dérbi, Novak Djokovic recebeu em Londres uma homenagem merecida do seu clube português preferido. Afinal de contas, foi o ‘benfiquista’ melhor sucedido no planeta do desporto em 2011!
27 de Novembro de 2011 às 11:30
"Ó meu deus, não acredito! Benfica!", disse o tenista quando recebeu a camisola
'Ó meu deus, não acredito! Benfica!', disse o tenista quando recebeu a camisola FOTO: COPYRIGHT GIANNI CIACCIA/JORNAL DO TÉNIS

Quem foi o melhor atleta do clube da Luz no ano de 2011? Possivelmente, um benfiquista honorário de nome Novak Djokovic, que somou dez títulos (incluindo três do Grand Slam e cinco Masters 1000) numa das melhores épocas de sempre no circuito profissional de ténis.

 

Desgastado e assumindo falta de energia após as proezas dos primeiros nove meses, não logrou a qualificação para as meias-finais do Masters (ATP World Tour Finals). Mas foi recompensado com uma camisola personalizada que o Sport Lisboa e Benfica lhe enviou para Londres - com o seu nome e o número ‘1' nas costas. O rosto do tenista sérvio iluminou-se quando viu a camisola: "Ó meu deus, não acredito! Benfica!"; depois, esforçando-se por falar em bom sotaque português, repetiu várias vezes seguidas a frase "Benfica, Eusébio, muito obrigado!" e mandou pelo CM o seu agradecimento ao clube da Luz - acrescentando ter visto o encontro da Champions League da passada terça-feira que colocou o Benfica nos oitavos-de-final da Champions League.

 

‘ADMOESTADO' PELO PRESIDENTE DO SPORTING

 

É a terceira camisola do Benfica para a colecção de Novak Djokovic, que em 2007 se estreou no Estoril Open ao entrar para o Court Central com o equipamento da águia e a inscrição ‘Djokovic' com um ‘4' (o seu número preferido). Na altura ouviu assobios por parte de sportinguistas (e alguns portistas, também) que estavam nas bancadas... ficando algo surpreendido. «Pensava que quase todos eram do Benfica», brincou depois - tendo mesmo envergado a camisola numa conferência de imprensa.

 

Nesse ano, a primeira coisa que fez ao chegar ao Jamor foi pedir à organização para ver o Benfica-Sporting do dia seguinte. E, apesar de ser em cima da hora e de já não haver lugares VIP disponíveis, João Lagos lá conseguiu que Novak Djokovic assistisse no camarote presidencial (com o treinador e o preparador físico) a um derby que foi algo sensaborão e que terminou 1-1 - ficando extasiado com o voo da águia Victória e cumprimentado o presidente Luís Filipe Vieira, já conhecedor da sua paixão pelo SLB, e o então presidente do Sporting, Dias da Cunha, que o ‘admoestou' por ter referido numa entrevista à sua chegada a Portugal que o seu clube português preferido desde miúdo era o Benfica. E Hermínio Loureiro, então presidente da Liga de Clubes, não se coibiu de pedir um autógrafo à então estrela em ascensão, que uma semana depois receberia o troféu de campeão do Estoril Open das mãos de... Eusébio.

 

A FAMOSA CAMISOLA ROSA

 

Miguel Bento, um dos dinamizadores do departamento de marketing do Benfica e que no passado foi administrador da João Lagos Sports após ter dado aulas de ténis na sua juventude, tem estado particularmente atento ao trajecto de Novak Djokovic ao longo dos últimos anos. E, em Janeiro de 2008, quando o jovem de Belgrado ganhava o seu primeiro título do Grand Slam no Open da Austrália, recebeu em Melbourne a camisola cor-de-rosa alternativa dessa época, com a inscrição ‘Nole' (o seu diminutivo) e um ‘10' (o número dos artistas); no próprio dia do triunfo na final o Benfica fez-lhe chegar a mensagem de que estava convidado para dar o pontapé de saída num encontro no Estádio da Luz quando regressasse a Portugal.

 

Mas a família Djokovic comprou os direitos de organização de um torneio ATP que se realiza em Belgrado na mesma semana do Estoril Open, pelo que o maior benfiquista da Sérvia dificilmente voltará a competir no Jamor. A não ser que venha especialmente convidado pelo Benfica noutra data...

benfica ténis novak djokovic londres camisola
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)