page view

Dragão faminto ruma aos ‘oitavos’ da Champions

Aboubakar e Brahimi fizeram estragos na defesa monegasca, garantindo três golos até ao intervalo da partida.

07 de dezembro de 2017 às 01:30

O FC Porto garantiu esta quarta-feira com classe a passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões, com uma goleada sobre o Mónaco (5-2).

Sérgio Conceição precisava de ganhar e não facilitou. Tentou uma alteração no onze (trocou Sérgio Oliveira por Otávio), mas a surpresa só durou até ao final do aquecimento. O brasileiro lesionou-se e foi André André que entrou no onze.

O Mónaco, de Leonardo Jardim, já estava há muito eliminado. Entrou sem ambição e foi engolido. Foi um dragão insaciável aquele que arrasou. Aboubakar não podia ter começado melhor e aos 9’ já festejava um golo, com um passe de Brahimi. A vantagem trouxe tranquilidade, mas não retirou a ambição. O FC Porto manteve o ritmo e até foi com naturalidade que surgiu o 2-0. Também por Aboubakar. Tudo corria bem e ainda antes do intervalo Brahimi fazia o 3-0, já sem os expulsos Felipe e Ghezzal.

Após o intervalo, o Mónaco esboçou uma reação e reduziu de penálti por Glik. O dragão acelerou e Alex Telles ampliou a vantagem. Falcão entrou e fez o 4-2, sendo aplaudido até pelos adeptos portistas. Mas foi Soares que estabeleceu o resultado final de 5-2.

Um dragão faminto que garantiu a passagem aos ‘oitavos’ da Champions pela 13ª vez. Com a vitória de ontem, o FC Porto encaixou mais 7,5 milhões de euros.

ANÁLISE 

Aboubakar letal

Aboubakar esteve imparável, com dois golos e uma assistência. Tem cinco golos em cinco jogos na Champions. Esta época já marcou 17 golos em 21 encontros pelos dragões.

Expulsão de Felipe

O defesa-central do FC Porto reagiu a uma agressão de Ghezzal e foram os dois expulsos. Não pensou na equipa nem nos olheiros da seleção brasileira que o observavam.

Dois penáltis por assinalar

Bem nas expulsões de Ghezzal e Felipe. Errou ao não assinalar duas grandes penalidades a favor do FC Porto. Uma por falta sobre Brahimi e outra por mão de Kongolo na área. Dúvidas no penálti assinalado por mão de Marcano.

"Sonho faz parte do nosso balneário" 

"O sonho faz parte daquilo que é o nosso balneário. Temos objetivos bem definidos e este era um deles. Conseguimos chegar aos ‘oitavos’, agora tudo o que vier não vamos deixar cair nada, vamos sonhando", disse Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, no final do jogo.

O técnico lamentou a lesão de Otávio no aquecimento, bem como a expulsão de Felipe, ainda na primeira parte. "O Otávio ressentiu-se de um problema muscular, o staff médico vai avaliar amanhã [hoje], mas ainda não sabemos o tempo de paragem. O Felipe passou por aquele momento, mas não deve acontecer."

Conceição congratulou, ainda, a equipa pelo apuramento para a próxima fase da Champions. "Fizemos o nosso trabalho, temos de dar os parabéns aos nossos jogadores. O Leipzig fez um investimento de 100 milhões de euros, o próprio Mónaco, apesar de vender muito, também investiu bem", referiu, considerando que os portugueses devem estar "orgulhosos" do percurso dos azuis-e-brancos na competição.

Leonardo Jardim: "jogadores cometeram muitos erros..."

"Para o nível pretendido para esta competição estivemos abaixo do necessário. Os nossos jogadores cometeram muitos erros", disse Leonardo Jardim, técnico do Mónaco.

Sobre as possibilidades do FC Porto na competição, referiu: "Não sei até onde pode ir. Têm de pensar passo a passo e tentar chegar o mais longe possível. Esta competição conta com sete ou oito equipas muito mais apetrechadas."

A carregar o vídeo ...

"Jogadores cometeram muitos erros", disse Leonardo Jardim

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8