Costinha foi companheiro de Helton na União de Leiria (2004/05) e é amigo pessoal de Beto. Schemeichel ajudou o Sporting a pôr fim a um jejum de dezoito anos sem ganhar o título (1999/2000) e hoje continua a ser lembrado como um dos grandes guarda-redes da história dos leões. Preud'homme foi para muitos o melhor guarda-redes estrangeiro que passou pelo futebol português.
FC PORTO: 'JESUALDO CONHECE MELHOR HELTON'
Foi companheiro de Helton na União de Leiria (2004/05) e é amigo pessoal de Beto. Costinha, ex-guarda-redes do Belenenses, admite a dificuldade em eleger o melhor mas reconhece que o brasileiro parte com “alguma vantagem”. “Está no FC Porto há mais tempo. Conhece os cantos à casa e tem em Jesualdo um técnico que o conhece como ninguém”, diz ao Correio Sport o ex-guardião dos azuis-e--brancos ( de 1997 a 1999).
Apesar de reconhecer os atributos que, à partida, vão garantir a titularidade a Helton, Costinha frisa que Beto vai ter uma palavra a dizer na luta pela baliza portista.
“Helton é muito elástico e rápido, quer na baliza, quer fora dela, mas o Beto está a trabalhar muito bem. Fez uma excelente época no Leixões e tem todas as condições para merecer uma oportunidade”, sublinha, deixando ainda uma palavra de apreço para Nuno, que considera ser “um excelente guarda-redes”.
“Não nos devemos esquecer de que o Nuno também lá está. É importante reconhecer o que já fez e continua a fazer pelo FC Porto. Os anos passam mas ele continua lá – e sempre pronto a corresponder com enorme qualidade”, acrescenta.
Aos 35 anos de idade e terminado que está o vínculo com os azuis do Restelo, Costinha deixa conselhos importantes: “Todos vão ter oportunidades. Importante é que trabalhem sempre no máximo.”
HELTON
Ponto forte – “Elasticidade junto dos postes. Rapidez de reflexos, o que ajuda a antecipar jogadas.”
Ponto fraco – “Não são visíveis. O jogo de pés tem sido trabalhado e está cada vez mais completo.”
BETO
Ponto forte – “Junto dos postes é do melhor que existe. Tem uma segurança incrível e é um óptimo profissional.”
Ponto fraco – “É importante que nunca deixe de acreditar que pode melhorar. Todos nós temos sempre algo a aprender.”
FC PORTO: OS REFORÇOS DO TETRACAMPEÃO
BETO: guarda-redes - 27 anos - ex-clube: Leixões - custo: por revelar
MAICON: central - 20 anos - ex-clube: Nacional - custo: 1,1 milhões
PREDIGER: trinco - 22 anos - ex-clube: Colón - custo: 4,2 milhões
BELLUSCHI: médio centro - 25 anos - ex-clube: Olympiakos - custo: 5 milhões
FALCÃO: avançado - 23 anos - ex-clube: river plate - custo: 3,9 milhões
ÁLVARO PEREIRA: lateral esquerdo - 23 anos - ex-clube: Cluj - custo: 4,5 milhões
MIGUEL LOPES: lateral direito - 22 anos - ex-clube: Rio Ave - custo: 600 mil
DIEGO VALERI: médio centro - 23 anos - ex-clube: Lanús - custo: por revelar
VARELA: avançado - 24 anos - ex-clube: E.Amadora - custo: zero
ORLANDO SÁ: avançado - 21 anos - ex-clube: Sp. Braga - custo: por revelar
SPORTING: 'RUI PATRÍCIO TEM ALGO DE DAMAS'
Ajudou o Sporting a pôr fim a um jejum de dezoito anos sem ganhar o título (1999/2000) e hoje continua a ser lembrado com um dos grandes guarda-redes da história dos leões. O Correio Sport falou com Peter Schmeichel na pausa das gravações de mais um ‘Dirty Jobs’, o programa televisivo a que dá corpo, todas as semanas, no Discovery Channel.
Aos 45 anos e depois de uma carreira plena de conquistas, o antigo número 1 dos leões admite que não acompanha “a 100 por cento” o percurso do Sporting mas sempre que pode lá vai dando uma espreitadela, em especial “aos guarda-redes”.
“Sei que lançaram um jovem com muito valor. Patrícia, não é assim?”, questionou, rapidamente corrigido pelo nosso jornal. O antigo internacional dinamarquês referia-se a Rui Patrício, guardião e titular indiscutível do Sporting de Paulo Bento, que merece os elogios de um dos melhores ‘keepers’ de sempre do futebol mundial.
“Tem um grande porte físico e faz-me lembrar o grande Vítor Damas [outrora conhecido como o Eusébio das balizas]”, diz, sorridente.
Peter Schmeichel não privou com Tiago, habitual suplente leonino, mas admite que, pelas informações que recolheu, Rui Patrício será “titular indiscutível”. “Não creio que os outros dois [referindo-se também a Ricardo Baptista] apresentem tantas garantias”, finalizou.
RUI PATRÍCIO
Ponto forte – “Agilidade entre os postes e enorme capacidade para ‘ler’ as grandes penalidades. Tem um porte físico invejável.”
Ponto fraco – “Alguma indecisão na hora de deixar a linha de baliza. Jogo de pés fraco – mas tende a melhorar.”
TIAGO
Ponto forte – “A experiência é mesmo um posto. Revela muita serenidade na hora das grandes decisões.”
Ponto fraco – “Falta de rotinas de jogo. Nunca se assumiu como um titular indiscutível, e isso é sempre prejudicial.”
SPORTING: MATÍAS E CAICEDO CONTRA A MONOTONIA
MATÍAS FERNÁNDEZ: médio centro - 23 anos - ex-clube: Villareal - custo: 3,6 milhões
ANDRÉ MARQUES: lateral esquerdo - 22 anos - ex-clube: V. Setúbal - custo: zero
CARLOS SALEIRO: avançado - 22 anos - ex-clube: Académica -custo: zero
FELIPE CAICEDO: avançado - 20 anos- ex-clube: Man. City - custo: empréstimo
BENFICA: 'MOREIRA PARTE COM LARGA VANTAGEM'
Foi para muitos o melhor guarda-redes estrangeiro que passou pelo futebol português. Michel Preud’ homme representou o Benfica de 1994 a 1999, ano em que abandonou os relvados perante um Estádio da Luz com mais de 100 mil pessoas. Num momento que, confessa ao Correio Sport, jamais esquecerá.
Actualmente com 50 anos, é o treinador do Gent (Bélgica) pela segunda época consecutiva e, como homem do futebol, diz-se atento a tudo o que lhe respeita. O Benfica não é excepção.
“Que grande pré-temporada, não foi?”, atira, referindo que sempre que pode não perde pitada do seu antigo clube. “Gosto muito do Benfica. Foi um clube marcante na minha carreira, apesar de nunca ter sido campeão”, sublinha, com tristeza.
Sobre as qualidades dos guarda-redes do plantel de Jorge Jesus, Preud’homme admite “não saber muito” sobre Júlio César, mas não tem dúvidas em reconhecer que Moreira parte “com larga vantagem”.
“É guarda-redes de selecção. Talvez o melhor que passou no Benfica depois de Robert Enke e Ovchinnikov”, relembra o melhor guarda--redes do Mundial de 1994.
“Tem grande segurança entre os postes. É destemido e sente a camisola”, frisa. Sobre Quim, também poucas palavras: “É o mais velho dos três mas nunca foi bem-visto pelos adeptos, verdade?” Mesmo à distância, fala quem sabe...
MOREIRA
Ponto forte – “Grande segurança entre os postes. Razoável qualidade a jogar com os pés. Confiante e lutador.”
Ponto fraco – “Fraco posicionamento nas bolas paradas do adversário. É pouco comunicador com a defesa.”
JÚLIO CÉSAR
Ponto forte – “Grande agilidade entre os postes. Motivação extra por jogar num clube grande como o Benfica.”
Ponto fraco – “Excesso de pressão por jogar num grande clube. Alguma dificuldade patente nas bolas aéreas.”
BENFICA: 'CAMPEÃO' DA PRÉ-ÉPOCA COM 9 REFORÇOS
JÚLIO CÉSAR: guarda-redes - 22 anos - ex-clube: Belenenses - custo: 500 mil
WELDON: avançado - 28 anos - ex-clube: Sp. Recife - custo: 140 mil
JAVI GARCÍA: trinco - 22 anos - ex-clube: Real Madrid - custo: 7 milhões
SHAFFER: lateral-esquerdo - 23 anos - ex-clube: Racing Club - custo: 1,5 milhões
PATRIC: lateral-direito - 20 anos - ex-clube: São Caetano - custo: 1,8 milhões
SAVIOLA: avançado - 27 anos - ex-clube: Real Madrid - custo: 5 milhões
RAMIRES: médio-direiro - 22 anos - ex-clube: Cruzeiro - custo: empréstimo
KEIRRISON: avançado - 20 anos - ex-clube: Palmeiras - custo: empréstimo
CÉSAR PEIXOTO: lateral-esquerdo - 29 anos - ex-clube: Sp. Braga - custo: 400 mil
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.