Situação de Mazzenga indignou cientistas de Itália e dos Estados Unidos, que estudam a capacidade de longevídade da atleta e de que forma é que os músculos continuam a contribuir para o seu sucesso.
1 / 3
Emma Maria Mazzenga vive em Pádua, Itália, e aos 92 anos tem algo que a distingue dos demais na mesma faixa etária: é uma velocista de elite com quatro recordes mundiais. No ano passado, Mazzenga quebrou o recorde mundial de 200 metros ao ar livre na prova para mulheres com mais de 90 anos. No mês depois, voltou a quebrar o próprio recorde por um segundo e já soma quatro vitórias mundiais.
A situação de Mazzenga indignou cientistas de Itália e dos Estados Unidos da América, que estão a estudar de que forma é que os músculos da atleta de 90 anos e os níveis de condição física se diferenciam da maioria das pessoas na mesma faixa etária. Na Universidade de Paiva, Itália, os especialistas analisaram uma recolha de amostras dos músculos da parte da frente da coxa de Mazzenga, assim como os nervos e a central energética das células da velocista.
A paixão pela corrida teve início aos 19 anos, quando começou a praticar atletismo na Universidade de Pádua, onde era aluna de Biologia. A doença da mãe fez com que tivesse de parar de treinar, mas depois de um intervalo de dezenas de anos foi aos 53 que voltou a dar o pontapé de saída para o exercício. Corre duas a três vezes por semana, faz caminhadas no dia de folga e "nunca passa um dia dentro de casa", disse em entrevista ao jornal norte-americano The Washington Post. Mesmo no auge da pandemia, Emma não deixava as corridas para trás e era no corredor de 20 metros que realizava os treinos, ou ao redor do quarteirão do sítio onde mora.
Uma aptidão respiratória de alguém na faixa dos 50 anos e a capacidade de fornecimento de oxigénio com a mesma eficiência de um jovem de 20 são as bases para o sucesso de Mazzenga, de acordo com os resultados revelados pela investigação citada pelo The Washington Post. "Não consegui encontrar uma pessoa de 90 anos que se pudesse comparar a Mazzenga", referiu Marta Colosio, a primeira autora do estudo de caso levado a cabo internacionalmente.
Os cientistas acreditam que tal se deve a uma combinação entre fatores genéticos e o estilo de vida levado a cabo pela italiana, cujo "corpo humano pode ir além dos limites do envelhecimento", apontam.
"As partes funcionais do músculo de Mazzenga parecem estar a trabalhar para compensar as fibras musculares de contração rápida", apontou Sundberg, diretor do Laboratório de Fisiologia Muscular Integrativa e Energética da Universidade Marquette, que também integrou os testes.
Mas porque é que se estudam atletas de elite mais velhos? De acordo com os cientistas, estas análises permitem aprender mais sobre o que é possivel fazer-se à medida que o corpo humano envelhece. Mazzenga foi submetida a testes de ciclismo e levantamento de peso, para se conseguir ainda avaliar a aptidão cardiovascular e a força das pernas.
Dados dos peritos na área adiantam que o envelhecimento saudável envolve "muito mais do que apenas músculos", como aponta o diretor científico do Instituto Nacional do Envelhecimento em Baltimore, Luigi Ferrucci citado pelo jornal norte-americano. Para além da atividade física, são necessários os cuidados com a alimentação. Evitar comer três horas antes das corridas e cozinhar coisas "muito simples", como bife, peixe, ovos, massa e arroz, são alguns dos hábitos de Emma.
Apesar de os estudos ao músculo da atleta de 92 anos ainda não terem sido dado como concluídos, os cientistas apontam já a divulgação de artigos científicos por diversos académicos na área. "Temos muitas avaliações em andamento para obter uma imagem holística real do que está a acontecer no músculo dela", referiu a autora do estudo.
"O desporto deu-me muito", afirmou a atleta. Questionada sobre qual conselho daria aos atletas mais velhos, Emma Mazzenga acredita que o mais importa é que "conheçam os seus limites". Depois, "manter a consistência".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.