Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
2

Ilustres benfiquistas unidos contra Vieira

Muitos benfiquistas ilustres marcaram ontem presença num hotel de Lisboa, onde foi lançado o movimento ‘Benfica, Vencer, Vencer’, projecto que tem como objectivo promover uma candidatura às eleições do Benfica. O nome da figura a opor a Luís Filipe Vieira ainda não foi revelado, mas o CM sabe que está escolhido e que é apenas conhecido pelo núcleo central deste movimento, encabeçado pelo médico Varandas Fernandes e pelo juiz-desembargador Rui Rangel.
17 de Junho de 2009 às 02:03
Varandas Fernandes, José Augusto, José Veiga e Rui Rangel
Varandas Fernandes, José Augusto, José Veiga e Rui Rangel FOTO: Bruno Colaço

O Movimento reúne vários notáveis do universo benfiquista, entre eles Manuel Damásio, ex-presidente do clube, José Veiga ou Vítor Santos. Mas havia muitos mais numa sala repleta: Mozer, Artur Correia, Veloso, Vasco Pinto Leite, Gaspar Ramos, José Augusto, Jaime Antunes, Arrobas da Silva, Telmo Correia, João Carvalho e Fernando Tavares.

Varandas Fernandes e Rui Rangel apresentaram as ideias do Movimento, por entre várias críticas a Luís Filipe Vieira, nomeadamente pela antecipação do acto eleitoral e também pela má política desportiva do clube.

Mas foi José Veiga quem concentrou maiores atenções, respondendo à previsão de Vilarinho de que qualquer candidato que vá a votos com Vieira perde por 90-10. 'Pago para ver essa goleada', ripostou, considerando ainda que o 'medo levou Vieira a antecipar eleições'. Recorde-se que Veiga só faz cinco anos de sócio em Outubro, mês inicialmente agendado para o acto eleitoral, que com a nova calendarização vai decorrer no dia 3 de Julho. Veiga garantiu ainda que vai fazer parte do projecto, seguramente na área do futebol.

Ao Correio da Manhã, Rui Rangel foi ainda mais longe. 'Se fosse em Outubro, estava no papo.'

Seguiram-se muitas críticas a Vieira. 'Uma direcção demissionária não pode estar a contratar jogadores ou treinador. Isto não é o Benfica.'

O médico Varandas Fernandes fez um diagnóstico muito negativo do consulado do presidente. 'Quem chamou o nosso atleta Rui Costa para se proteger?', questionou, alargando as suas interrogações à legitimidade de eleições antecipadas que só dão dez dias para ser apresentada uma lista. Mas vai haver candidato, garantiram.

DOSSIÊ SOBRE TRANSFERÊNCIAS NA JUDICIÁRIA

A PJ recebeu um dossiê com uma denúncia sobre actos de gestão praticados na presidência de Luís Filipe Vieira no Benfica. São, sobretudo, transferências de alguns jogadores, mas os factos estão ainda a ser analisados e não há nenhum inquérito. Também negócios de jogadores intermediados por José Veiga estão a ser analisados. Para lá do caso João Pinto, há ainda as transferências de Armando Sá, Tiago e pagamentos feitos ao antigo director do futebol em acções que foram depois vendidas por outra sociedade.

APONTAMENTOS

CARLOS MÓIA HOJE

Carlos Móia, director da Fundação Benfica, vai ser hoje apresentado como Mandatário da candidatura de Luís Filipe Vieira.

CARVALHO A BORDO

Bruno Carvalho, outro dos candidatos assumidos à presidência do Benfica, apresenta esta tarde a sua candidatura às eleições do próximo dia 3 de Julho, a bordo de um Airbus A319 fretado para o efeito à TAP e sugestivamente baptizada de ‘Eagle One’. Petit será o mandatário.

VEIGA COM OS DIABOS

José Veiga, ex-director-geral do Benfica, esteve reunido com membros da claque ‘Diabos Vermelhos’ na passada segunda-feira.

LUZ ACESA PARA JORGE JESUS

Um mês e cinco dias após a notícia avançada em primeira mão pelo Correio da Manhã (na edição de 11 de Maio), houve, finalmente, Luz... para Jesus no Benfica. O técnico, de 54 anos, vai ser o treinador dos encarnados nas próximas duas temporadas, com mais uma de opção.

O acordo, só agora tornado público, ficou selado na tarde de ontem após a rescisão contratual entre Jesus e o Sp. Braga. 'No âmbito do acordo alcançado, o Sp. Braga recebeu uma indemnização no valor de 700 mil euros, que foi paga na íntegra pelo Sport Lisboa e Benfica, SAD', podia ler-se no comunicado emitido pelo clube minhoto.

Seguiu-se a declaração feita pelo clube da Luz: 'A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD informa do acordo de princípio acabado de alcançar com o treinador Jorge Jesus para a celebração de um contrato de trabalho desportivo para vigorar nas próximas duas épocas desportivas, sendo ainda concedida a opção à Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD para a prorrogação do referido vínculo por mais uma época desportiva'.

Para esta tarde, está marcada a apresentação oficial de Jorge Jesus como técnico do Benfica. A cerimónia, recorde-se, esteve agendada para o dia de ontem, mas o atraso na desvinculação aos bracarenses, impossibilitou tal cenário.

Vinte anos depois de ter iniciado a carreira de treinador ao serviço do Amora, Jorge Jesus realiza o sonho de orientar um grande. No Benfica, Jesus terá Raul José como adjunto, Mário Monteiro como preparador físico, Miguel Quaresma e Marco Pedrosa como observadores.

NOTAS

NÃO GERA CONSENSO: EDUARDO

Eduardo é um dos guarda-redes referenciados pelo Benfica mas, ao que o ‘CM’ apurou, a sua transferência para a Luz não gera consenso dentro da estrutura encarnada. Jesus terá a palavra.

CITY NEGA INTERESSE: LUISÃO

Luisão já se mostrou tentado em jogar no futebol inglês, mas o clube negou qualquer abordagem ao central canarinho. 'Luisão não interessa ao Man. City', disse ao ‘CM’ fonte dos citizens.

CONVITE DA ARGÉLIA: YEBDA

O médio franco-argelino Hassan Yebda está a ponderar um convite para representar a selecção da Argélia, no dia em que foi noticiado um alegado interesse do Lyon na sua contratação.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)