Muitos benfiquistas ilustres marcaram ontem presença num hotel de Lisboa, onde foi lançado o movimento ‘Benfica, Vencer, Vencer’, projecto que tem como objectivo promover uma candidatura às eleições do Benfica. O nome da figura a opor a Luís Filipe Vieira ainda não foi revelado, mas o CM sabe que está escolhido e que é apenas conhecido pelo núcleo central deste movimento, encabeçado pelo médico Varandas Fernandes e pelo juiz-desembargador Rui Rangel.
O Movimento reúne vários notáveis do universo benfiquista, entre eles Manuel Damásio, ex-presidente do clube, José Veiga ou Vítor Santos. Mas havia muitos mais numa sala repleta: Mozer, Artur Correia, Veloso, Vasco Pinto Leite, Gaspar Ramos, José Augusto, Jaime Antunes, Arrobas da Silva, Telmo Correia, João Carvalho e Fernando Tavares.
Varandas Fernandes e Rui Rangel apresentaram as ideias do Movimento, por entre várias críticas a Luís Filipe Vieira, nomeadamente pela antecipação do acto eleitoral e também pela má política desportiva do clube.
Mas foi José Veiga quem concentrou maiores atenções, respondendo à previsão de Vilarinho de que qualquer candidato que vá a votos com Vieira perde por 90-10. 'Pago para ver essa goleada', ripostou, considerando ainda que o 'medo levou Vieira a antecipar eleições'. Recorde-se que Veiga só faz cinco anos de sócio em Outubro, mês inicialmente agendado para o acto eleitoral, que com a nova calendarização vai decorrer no dia 3 de Julho. Veiga garantiu ainda que vai fazer parte do projecto, seguramente na área do futebol.
Ao Correio da Manhã, Rui Rangel foi ainda mais longe. 'Se fosse em Outubro, estava no papo.'
Seguiram-se muitas críticas a Vieira. 'Uma direcção demissionária não pode estar a contratar jogadores ou treinador. Isto não é o Benfica.'
O médico Varandas Fernandes fez um diagnóstico muito negativo do consulado do presidente. 'Quem chamou o nosso atleta Rui Costa para se proteger?', questionou, alargando as suas interrogações à legitimidade de eleições antecipadas que só dão dez dias para ser apresentada uma lista. Mas vai haver candidato, garantiram.
DOSSIÊ SOBRE TRANSFERÊNCIAS NA JUDICIÁRIA
A PJ recebeu um dossiê com uma denúncia sobre actos de gestão praticados na presidência de Luís Filipe Vieira no Benfica. São, sobretudo, transferências de alguns jogadores, mas os factos estão ainda a ser analisados e não há nenhum inquérito. Também negócios de jogadores intermediados por José Veiga estão a ser analisados. Para lá do caso João Pinto, há ainda as transferências de Armando Sá, Tiago e pagamentos feitos ao antigo director do futebol em acções que foram depois vendidas por outra sociedade.
APONTAMENTOS
CARLOS MÓIA HOJE
Carlos Móia, director da Fundação Benfica, vai ser hoje apresentado como Mandatário da candidatura de Luís Filipe Vieira.
CARVALHO A BORDO
Bruno Carvalho, outro dos candidatos assumidos à presidência do Benfica, apresenta esta tarde a sua candidatura às eleições do próximo dia 3 de Julho, a bordo de um Airbus A319 fretado para o efeito à TAP e sugestivamente baptizada de ‘Eagle One’. Petit será o mandatário.
VEIGA COM OS DIABOS
José Veiga, ex-director-geral do Benfica, esteve reunido com membros da claque ‘Diabos Vermelhos’ na passada segunda-feira.
LUZ ACESA PARA JORGE JESUS
Um mês e cinco dias após a notícia avançada em primeira mão pelo Correio da Manhã (na edição de 11 de Maio), houve, finalmente, Luz... para Jesus no Benfica. O técnico, de 54 anos, vai ser o treinador dos encarnados nas próximas duas temporadas, com mais uma de opção.
O acordo, só agora tornado público, ficou selado na tarde de ontem após a rescisão contratual entre Jesus e o Sp. Braga. 'No âmbito do acordo alcançado, o Sp. Braga recebeu uma indemnização no valor de 700 mil euros, que foi paga na íntegra pelo Sport Lisboa e Benfica, SAD', podia ler-se no comunicado emitido pelo clube minhoto.
Seguiu-se a declaração feita pelo clube da Luz: 'A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD informa do acordo de princípio acabado de alcançar com o treinador Jorge Jesus para a celebração de um contrato de trabalho desportivo para vigorar nas próximas duas épocas desportivas, sendo ainda concedida a opção à Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD para a prorrogação do referido vínculo por mais uma época desportiva'.
Para esta tarde, está marcada a apresentação oficial de Jorge Jesus como técnico do Benfica. A cerimónia, recorde-se, esteve agendada para o dia de ontem, mas o atraso na desvinculação aos bracarenses, impossibilitou tal cenário.
Vinte anos depois de ter iniciado a carreira de treinador ao serviço do Amora, Jorge Jesus realiza o sonho de orientar um grande. No Benfica, Jesus terá Raul José como adjunto, Mário Monteiro como preparador físico, Miguel Quaresma e Marco Pedrosa como observadores.
NOTAS
NÃO GERA CONSENSO: EDUARDO
Eduardo é um dos guarda-redes referenciados pelo Benfica mas, ao que o ‘CM’ apurou, a sua transferência para a Luz não gera consenso dentro da estrutura encarnada. Jesus terá a palavra.
CITY NEGA INTERESSE: LUISÃO
Luisão já se mostrou tentado em jogar no futebol inglês, mas o clube negou qualquer abordagem ao central canarinho. 'Luisão não interessa ao Man. City', disse ao ‘CM’ fonte dos citizens.
CONVITE DA ARGÉLIA: YEBDA
O médio franco-argelino Hassan Yebda está a ponderar um convite para representar a selecção da Argélia, no dia em que foi noticiado um alegado interesse do Lyon na sua contratação.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.