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Jogos da Liga Betandwin com bilhetes Galpenergia

A Liga dos Clubes assinou na passada quinta-feira contrato com um novo patrocinador para o campeonato profissional de futebol válido por quatro épocas (a começar já nesta), a empresa de apostas ‘on-line’ Betandwin.com. Mas os bilhetes para o jogo da primeira jornada entre o Sporting e o Belenenses, que ontem à noite se disputou em Alvalade, mantêm toda a grafia alusiva ao antigo ‘sponsor’, a Galp. E continuam a fazer referência à anterior designação da prova maior do futebol português, ou seja, ‘SuperLiga Galpenergia’. Uma gaffe organizativa que pouco abona uma estrutura profissionalizada, que acaba de contratualizar um patrocínio no valor de dez milhões de euros.

20 de agosto de 2005 às 00:00

Quem adquiriu os pequenos rectângulos, cuja emissão é da responsabilidade da Liga, não pôde deixar de se surpreender com os vários emblemas da Galp, que no verso do bilhete continua a figurar como um dos parceiros comerciais da prova.

Contactado pelo CM, o presidente da Liga, Valentim Loureiro, disse desconhecer a situação, embora tivesse referido que tal não deveria estar a acontecer. E remeteu a questão para o director executivo, Cunha Leal. Este elemento, por sua vez, ficou também surpreendido e, sem dados para avançar com uma explicação oficial, aventou a hipótese de tal ter ocorrido a título excepcional “para aproveitar o escoamento de alguns rolos de papel próprio para a elaboração dos bilhetes”. Do mesmo modo, também o director executivo reconheceu que essa situação não deveria estar a acontecer, pois apesar de só na passada quinta-feira ter sido oficializado o contrato com a Betandwin.com, já há algum tempo se sabia que a Liga iria deixar de ter patrocínio da Galp. “Não vejo grande gravidade nisso, apesar de achar que era de evitar”, disse.

Entretanto, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa enviou ontem uma carta à Liga em que se mostra pronta a “accionar todos os meios” legais para “reagir” contra o contrato de patrocínio com a Betandwin.com. A Santa Casa afirma que “deverá ser impedido por todos os meios a divulgação e publicitação do patrocinador e do ‘site’ na internet, seja qual for o suporte ou forma de divulgação utilizada”.

GOVERNO ACOMPANHA A SITUAÇÃO

A polémica em torno do novo patrocinador da Liga Profissional de Futebol está a ser acompanhada pelo Governo “de forma muito atenta”. Uma fonte do executivo de José Sócrates revelou ao CM que, tal como em outros assuntos ligados ao futebol, nomeadamente o dossiê das dívidas fiscais, a questão da legalidade (ou não) do contrato de ‘sponsorização’ estabelecido entre a empresa Betandwin.com e a Liga dos Clubes não está a passar ao lado dos governantes.

O tema será seguramente abordado na próxima segunda-feira, numa audiência conjunta de Laurentino Dias a Gilberto Madaíl (FPF) e Valentim Loureiro (Liga), agendada antes da emergência deste caso.

E SE HOUVER ILEGALIDADE?

E se uma providência cautelar impedisse a utilização dos símbolos da liga Betandwin.com, nomeadamente nas camisolas dos jogadores? Ou se se chegasse à conclusão que tal publicidade é ilegal? O CM colocou a questão a especialistas da área jurídica e a resposta foi clara: após notificação dos clubes, tais símbolos teriam de ser retirados.

Vamos por partes. A primeira entidade a ser confrontada seria a Liga, que teria de suspender todas as referências à Betandwin.com. Se a providência não fosse acatada, os infractores, neste caso os signatários do acordo, incorreriam num crime de desobediência (punível com pena de prisão). Para retirar os símbolos das camisolas, a Liga teria depois de comunicar aos clubes a situação, que após esta notificação passariam a ser responsáveis directos pela omissão dos emblemas. Mas nesta situação, o facto de tal não configurar um quadro de gravidade criminal, inviabilizaria medidas espectaculares, como por exemplo, polícias a correr atrás de jogadores.

Certo é que ontem, no arranque no campeonato, Sporting e Belenenses jogaram sem qualquer alusão à Betandwin.com nas camisolas.

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