Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
3

Liedson perde um quilo por jogo

Desde há muito tempo que Liedson cumpre um programa de treino individualizado, limitando-se, em algumas semanas, a realizar com os seus companheiros apenas a última sessão de trabalhos antes dos jogos.
3 de Maio de 2005 às 00:00
Aliás, este trabalho, pensado em função das características do jogador brasileiro e das necessidades da equipa, terá sido a forma encontrada pelos responsáveis ‘leoninos’ para minimizarem os efeitos de um desgaste que leva o ‘levezinho’ a perder sensivelmente um quilo por partida. Porque Liedson acaba os jogos ‘de rastos’ e é no ginásio que o avançado recupera.
E não sendo este emagrecimento invulgar, a verdade é que o atacante, porque pesa pouco mais de 60 quilos, acusa em demasia o esforço despendido ao longo dos 90 minutos de cada jogo. Mas também as dores num joelho que o afligiram durante parte da temporada – está agora menos queixoso – determinaram cuidados especiais na preparação do goleador máximo da SuperLiga – lidera a lista de ‘artilheiros’ com 25 golos. Tudo para que Liedson possa apresentar-se nas melhores condições possíveis aquando dos compromissos oficiais.
Mariano Barreto, treinador com vastos conhecimentos na área da preparação física, explica que a “perda de peso relaciona-se com a natureza do esforço que desenvolve ao longo de um jogo. No caso do Liedson, talvez seja forçado a ter um período de recuperação e reequilíbrio superior a outros jogadores”, explicou, lembrando que “existem atletas que até perdem mais de um quilo por jogo”.
A questão não terá tanto que ver com a perda de peso, mas sim com quem perde peso. “Perder peso é normal, agora é óbvio que o Liedson, pelas suas características morfológicas, não pode perder muito mais que um quilo... Claro que, até em função do seu peso, pode sentir e acusar muito mais o desgaste que outros jogadores com uma densidade muscular mais elevada”, sustentou aquele técnico.
Aliás, do actual plantel do Sporting apenas João Moutinho, com 61 quilos, pesa menos que Liedson – o ‘levezinho’ pesava, no início da época, 63 quilos. Determinante para o desgaste do brasileiro é o seu estilo de jogo, permanentemente em movimento, correndo quilómetros por partida.
Atento ao momento presente do goleador, o técnico José Peseiro optou por poupar Liedson, entre outros jogadores, no jogo de Braga, certamente já a perspectivar a deslocação à Holanda e o consequente regresso do ‘levezinho’ à equipa para a decisiva segunda mão das meias-finais da Taça UEFA.
HUGO VIANA 'SEGURO' ATÉ FINAL DE MAIO
O Sporting tem até ao final do mês de Maio opção de compra sobre Hugo Viana, jogador que se encontra em Alvalade emprestado pelo Newcastle. Neste momento, e apesar das declarações alegadamente proferidas por Freddy Shepperd, presidente dos ‘magpies’, difundidas pela Imprensa britânica, que sugeriam ter-se expirado o prazo para que os ‘leões’ pudessem garantir a continuidade de Hugo Viana em Alvalade, a verdade é que o processo não sofreu qualquer alteração significativa.
Assim, o Sporting continua apostado em manter Viana, um desejo que é recíproco, uma vez que o jogador, por várias vezes, manifestou vontade de permanecer no clube. Falta encontrar forma, leia-se verba, para convencer o Newcastle.
"SEMANA DE SONHO", DIZ SUPER PINILLA
Pinilla vive dias de sonho, gozando o seu melhor momento desde que chegou ao futebol europeu. E o ‘hat-trick’ apontado em Braga, já depois de ter sido ele a carimbar o triunfo frente ao AZ Alkmaar, nem só em Portugal foi celebrado: no Chile, onde é idolatrado, ‘Pinigol’ foi figura de destaque numa Imprensa há muito rendida ao atacante – até as televisões destacaram o ressurgimento do goleador.
Já no ‘site’ ‘Últimas Notícias’, além das palavras do avançado, destaca-se o apoio da mãe e da namorada, que estão em Portugal e assistiram à partida em Lisboa, mas também o abraço de Carlos Freitas, responsável pelo futebol. “Maurício, quero felicitar-te. Sabemos o que lutaste, que nunca baixaste os braços e mereces tudo isto”, terá dito o grande responsável pela sua contratação.
Pinilla, esse, não escondeu a felicidade. “Nunca tinha marcado três golos num jogo como profissional. Esta foi a minha semana de sonho. Sei que muita gente tinha dúvidas, diziam que podia voltar ao Chile como fracassado, mas sabia que com a confiança e a continuidade voltaria a ser um grande jogador. Nunca baixei os braços e este é um prémio para o meu esforço”, disse, agradecendo o apoio de Zamorano, antiga estrela chilena: “Ajudou-me muito escutar os seus conselhos. Disse-me que podia mudar a história”.
E, garante, não há segredo para este repentino sucesso. “Pode parecer estranho, mas sinto-me o mesmo. A diferença é que agora, cada bola que remato entra na baliza e, no início, os remates batiam na trave ou eram defendidos pelo guarda-redes”, explicou.
SOLTAS 'LEONINAS'
'ENAKA' KO
Enakarhire falhou o treino de ontem, tal como Rogério e Carlos Martins, e só hoje será reavaliado. Estas são as três dúvidas de Peseiro para o jogo frente ao AZ Alkmaar, referente à Taça UEFA.
ACÇÕES SOBEM
As acções da Sporting SAD subiram ontem 4,2 por cento, até aos 3,18 euros, impulsionadas pela vitória de domingo frente ao Sporting de Braga, que manteve os ‘leões’ na corrida ao título.
RECTIFICAÇÃO
Por lapso, o CM escreveu na crónica do Braga-Sporting que os ‘leões’, após a vitória, ficavam a um ponto do Benfica. Na realidade, o clube de Alvalade está a três pontos do líder. Pelo facto, as nossas desculpas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)