O capitão Nuno Gomes está ciente da importância dos jogos frente ao Azerbaijão e Cazaquistão, mas garante que a Selecção está habituada à obrigação de ganhar.
Nuno Gomes apelou ontem à união dos jogadores da Selecção nos decisivos embates frente ao Azerbaijão (sábado) e Cazaquistão (dia 17), jogos a contar para a fase de qualificação do Euro’2008, em que o técnico Luiz Felipe Scolari não se pode sentar no banco de suplentes por estar a cumprir castigo da UEFA, devido à tentativa de agressão ao sérvio Dragutinovic.
“Mais do que nunca, temos de estar unidos. É isso que vamos, com certeza, mostrar a toda a gente. Gostávamos de poder estar mais confortáveis, mas sabemos do nosso real valor e que, se estivermos ao nosso melhor nível, podemos vencer”, disse Nuno Gomes.
O avançado do Benfica frisou ainda que os jogadores estão habituados a lidar com o facto de terem de vencer: “Estarmos obrigados a ganhar não é novo para nós. Estamos habituados a essa pressão.”
A ausência do seleccionador no banco – será substituído pelo adjunto Flávio Teixeira, mais conhecido por Murtosa – é “uma situação estranha” para Nuno Gomes, que, contudo, confia na maturidade da equipa para superar o afastamento do treinador já este sábado, em Baku (Azerbaijão). “Temos a maior confiança no Murtosa. Está junto de nós desde o início da campanha, é experiente nestas andanças e percebe muito de futebol. Vamos também apoiá-lo naquilo que mais precisar. O mister vai acompanhar-nos e estar no nosso dia-a-dia, como sempre esteve. Quanto a mim, não vai haver qualquer dificuldade”, garantiu.
E, como capitão de equipa, acrescentou estar pronto para ser uma ‘extensão’ de Scolari no relvado: “Neste momento, sou um dos mais velhos. O capitão tem outras responsabilidades dentro de campo e eu procuro transmitir as ideias do treinador.”
Nuno Gomes – que apontou dois golos na última jornada (vitória sobre a U. Leiria, por 2-0) – diz estar moralizado e satisfeito por ter a concorrência de Hugo Almeida, também a atravessar um bom momento no Werder Bremen: “Fala-se da eterna questão de não haver pontas-de-lança na Selecção, mas acho que cada um é garantia de golos.”
Já o central Tonel não escondeu a “satisfação” pelo regresso à Selecção. “Estou muito feliz por estar aqui. Qualquer um gostaria de ser titular, mas o mais importante é que a equipa consiga ganhar”, confessou o central do Sporting, mostrando-se tranquilo perante a ‘substituição’ de Scolari por Murtosa: “As coisas vão correr naturalmente.”
"OS OLHOS DA UEFA VÃO ESTAR ATENTOS"
“A UEFA proíbe contactos. Tudo ficará definido e quer os jogadores quer o próprio Murtosa vão ficar com a certeza sobre o que terão de fazer.” As palavras de Amândio de Carvalho, vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, reflectem a promessa de que a transição entre Luiz Felipe Scolari e Murtosa decorrerá “de forma a que não haja problemas”, sublinhando que “os olhos da UEFA vão estar atentos”. “Tem de ser tudo tratado antes de os jogadores irem para o balneário, pois Scolari não pode entrar nesse espaço”, disse o dirigente, acrescentando: “A falta do seleccionador nota-se sempre, mas tenho a certeza de que Murtosa é uma continuação de Scolari.”
A lesão muscular do portista Bosingwa revelou-se no passaporte de Jorge Ribeiro para o regresso à selecção nacional.
Aos 25 anos, o lateral-esquerdo do Boavista tem uma nova oportunidade, depois da estreia (20-11-2002) contra a Escócia, em Braga, que terminou com uma vitória por 2-0, ainda no curto consulado de Agostinho Oliveira como seleccionador nacional. Actualmente no Boavista, o defesa é elogiado pelo seu técnico, Jaime Pacheco, que não esconde a felicidade pela convocatória de um jogador axadrezado. “Estou muito feliz por ele. É um jogador fora do comum, numa posição onde não há muitos valores no futebol português. E pode fazer mais do que um lugar”, disse o treinador ao CM, sem se mostrar surpreendido pela convocatória: “Recebi com naturalidade a notícia. É um jogador de selecção. Faz parte do núcleo duro. Mas, por qualquer razão, não tem sido chamado.”
O técnico axadrezado até tem apostado em Jorge Ribeiro no meio-campo do Boavista, mas acredita que o lateral pode mostrar as suas virtudes na equipa de Scolari, onde têm predominado as adaptações, como Paulo Ferreira e Marco Caneira. “O Jorge Ribeiro integrou-se muito bem no clube. Tem muita qualidade, é bom no posicionamento, tacticamente inteligente e tem um pontapé fortíssimo. E tem ainda a vantagem de ser um esquerdino nato”, sublinha Jaime Pacheco, que explica as dificuldades de afirmação do lateral na Selecção, depois de 58 internacionalizações nas camadas jovens: “A falta de regularidade é um reflexo da falta de estabilidade que possa ter existido enquanto era mais jovem. Mas estou muito satisfeito com ele e quero contribuir para que volte a ser opção.”
Frente ao Azerbaijão e Cazaquistão, Jorge Ribeiro terá a concorrência de Paulo Ferreira, do Chelsea, e também de Miguel Veloso, que, embora esteja a ser utilizado no meio-campo do Sporting, também já preencheu o lugar de lateral-esquerdo.
PERFIL
Jorge Miguel Oliveira Ribeiro nasceu em Lisboa, a 9-11-1981 (25 anos). Conhecido por ser irmão de Maniche, o lateral iniciou o seu percurso no Benfica. Com 1,72 metros e 68 kg, estreou-se em 1999/2000. Depois passou pela equipa B da Luz e Santa Clara. Alinhou ainda no Varzim, Gil Vicente, D. Moscovo, Málaga
e D. Aves, até chegar ao Boavista.
Simão não integrou o primeiro treino da selecção nacional na preparação para a dupla jornada contra Azerbaijão e Cazaquistão. O extremo do At. Madrid contraiu uma entorse no tornozelo direito de “média gravidade” ao serviço dos colchoneros, segundo o médico Henrique Jones, que, contudo, não será impedimento para a sua utilização nos dois embates de Portugal.
A sessão contou com 20 jogadores e decorreu num ambiente de descontracção, ainda que tenha ficado marcada pela saída prematura de Deco e Jorge Ribeiro. O médio do Barcelona e o lateral do Boavista estão em gestão de esforço. Este foi o único treino em solo nacional, uma vez que a comitiva parte esta manhã para Baku, no Azerbaijão.
AZERBEIJÃO
O registo de Portugal diante da congénere do Azerbaijão é favorável à selecção nacional, com duas vitórias e um empate. No entanto, a única deslocação a Baku, capital azeri, na corrida para o Euro’2000, saldou-se num empate (1-1), com um golo de Luís Figo, a 3-09-1999.
CONCENTRAÇÃO
Duda foi o primeiro jogador a entrar no hotel onde a Selecção se concentrou. A chegada dos 21 jogadores prolongou-se pela manhã de ontem, com alguns elementos a surgirem já depois do horário previsto (12h00) devido à hora do voo (12h30) que os trazia do Porto. Entre eles estavam Ricardo Carvalho, Hugo Almeida e Jorge Ribeiro.
RONALDO E DECO ATINGEM 50 JOGOS
Ronaldo e Deco preparam-se para atingir a 50.ª internacionalização. O extremo estreou-se com o Cazaquistão (20/08/03) e o médio com o Brasil (29/03/03)
VELOSO TESTADO A LATERAL-ESQUERDO
No treino de ontem, realizado no Estádio Nacional, Scolari testou o sportinguista Miguel Veloso a lateral-esquerdo, alternando com Paulo Ferreira
LESÃO DE BOSINGWA CONFIRMADA
Apesar da lesão sofrida na vitória (1-0) sobre a Académica, Bosingwa apresentou-se na Selecção, onde foi confirmada a lesão muscular na coxa direita. E foi dispensado
SUB-21: PELÉ CONFIANTE NA VITÓRIA
“Os jogos com Bulgária e Montenegro [ambos fora] serão muito difíceis e bem disputados. Mas vamos para ganhar”, afirmou ontem o médio Pelé, dos sub-21
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.