Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
5

Natação: Ian Thorpe volta a competir seis anos depois

O penta-campeão olímpico de natação Ian Thorpe vai regressar à competição após seis anos de ausência, aferindo a sua condição este fim-de-semana na etapa de Singapura da Taça do Mundo de piscina curta.
2 de Novembro de 2011 às 17:46
Thorpe conquistou cinco medalhas de ouro olímpicas
Thorpe conquistou cinco medalhas de ouro olímpicas FOTO: Lusa

O ‘torpedo’ australiano, agora com 29 anos, não voltou a competir depois dos Jogos da Commonwealth em Março de 2006, em Melbourne: em Fevereiro, anunciou o regresso com o objectivo de participar nos Jogos Olímpicos Londres2012.

Thorpe conquistou cinco medalhas de ouro olímpicas e 11 vezes o lugar mais alto do pódio em mundiais de natação.

"É uma mistura de excitação e nervosismo. Estou muito feliz de estar aqui, em Singapura, onde nunca competi", afirmou Thorpe.

Para fugir à pressão dos fãs australianos, o nadador radicou-se no centro de estágio de Tenero, na Suíça, onde trabalha com Gennadi Touretski, igualmente treinador do russo Alexander Popov.

O australiano livrou-se dos 10 quilos que tinha ganho durante a sua ausência das piscinas, mas no regresso não vai competir nas suas especialidades, os 200 e 400 metros livres: Thorpe vai fazer os 100 metros mariposa e as estafetas 4x100 metros.

"Cumpri um duro programa de treino. Sinto-me bem fisicamente. Em breve volto à competição. Estou nervoso, pois não sei o que esperar. É a grande incógnita", reconhece.

Depois de Singapura, vai nadar as últimas etapas em Pequim (08 e 09 Novembro) e Tóquio (12 e 13 Novembro), sendo que nesta já deverá fazer as suas especialidades.

ian thorpe natação campeão jogos olímpicos singapura
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)