Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
9

ÓCULOS DE DAVIDS FAZEM JOÃO SONHAR

A visão de jogo do João, de nove anos, de Ermesinde, que adora jogar futebol, melhorou significativamente com a generosa prenda do jogador do Inter de Milão, Edgar Davids. O problema na visão do João apareceu quando ele tinha apenas dois anos e obrigou-o a ser operado.
11 de Novembro de 2004 às 00:00
Apaixonado pelo desporto-rei – joga nas escolinhas do FC Porto, clube de que é adepto ferrenho –, os médicos aconselharam-no a utilizar uma protecção. Os pais procuraram a solução em todas as casas da especialidade na cidade do Porto, mas as tentativas saíram sempre frustradas. Como o futebol ocupa um grande espaço na casa de João, a família lembrou-se do holandês Davids – recentemente em Portugal aquando do Euro 2004 –, que usa óculos especiais para desporto depois de ter sido operado a um glaucoma no olho esquerdo. Sem perder tempo, a mãe Maria Leónia lembrou-se de pedir ajuda para o pequeno João ao próprio futebolista.
Dito e feito, um mês e meio depois de efectuado o pedido, Maria Leónia Rodrigues foi surpreendida com uma encomenda dos correios, proveniente da Nike. “Nunca pensei que fossem os óculos. O Davids teve um coração enorme e agora até parece que é da família.”, disse ao CM a feliz mãe. Quem não cabia em si de contente era o João que não larga um segundo os seus óculos e até já pensa e mudar de visual . “Os meus amigos dizem que são espectaculares até já me chamam Davids. Se a minha mãe deixar vou deixar crescer o cabelo ”, disse o petiz.
AJUDA DA TSF FOI ESSENCIAL PARA A OFERTA
Na casa da família Rodrigues respira-se futebol. Davids entrou-lhes pela casa, via televisão e pelos jogos de PlayStation que o João adora. E foi precisamente depois de um jogo da selecção holandesa que Maria Leónia se lembrou de pedir a Davids ajuda. Mas como? A mãe do João é fã do programa ‘Bancada Central’, de Fernando Correia, e ligou para TSF para expor o problema. “Foram incansáveis, tiveram de incomodar muita gente para conseguirem o contacto do Davids, mas conseguiram”. A 20 de Setembro enviaram o pedido para o Inter de Milão, com apenas quatro parágrafos escritos em português a dar conta da situação. Um mês e meio depois a história teve um desenlace feliz. O João, um ponta-de-lança em embrião, que todos os sábados joga nas escolinhas do FC Porto, espera ser jogador de futebol e marcar muitos golos para chegar ao nível dos seus ídolos: Diego, McCarthy e, claro, Davids.
NÃO PODIA RECUSAR ESTE PEDIDO
O consagrado futebolista holandês não deixou de se comover com a história do João. Apesar de receber centenas de pedidos via internet, e de não poder responder a todos, Edgar Davids diz que devido à responsabilidade e gravidade da situação não podia deixar a criança de Ermesinde sem resposta. “Não podia recusar este pedido. Ao receber o fax contactei logo o meu empresário para que ele tratasse de tudo ”, afirmou o craque holandês. Por também ter problemas de visão, Davids espera que o João melhore depressa e deixa até um desejo. “Espero que um dia o possa ver e falar com ele”. Fora do terreno de jogo, o futebolista, nascido no Suriname, dá um grande exemplo de cidadania.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)