Investimento, no total de 19,3 milhões de euros, tinha sido anunciado pelo Governo em novembro de 2025.
A requalificação do Centro Desportivo Nacional do Jamor, em Oeiras, cujo protocolo foi esta quarta-feira assinado, vai avançar nas próximas semanas, com um prazo de execução previsto para dois anos e meio.
"[A requalificação] Vai começar agora nestas próximas semanas. Temos previsto que seja num período de dois anos, sendo certo que poderá, eventualmente, ir aos dois anos e meio. É para começar no imediato. Vão ser abertos concursos e procedimentos para conseguir realizar muitas destas obras, alguns dos projetos serão mais rápidos de implementar", afirmou aos jornalistas a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, no final da cerimónia protocolar.
O investimento, no total de 19,3 milhões de euros (ME), tinha sido anunciado pelo Governo em novembro de 2025, num montante que provém do Plano Nacional de Desenvolvimento Desportivo (PNDD) e excluiu intervenções no Estádio Nacional.
"O diretor do CDN, Paulo Pires, diz que trabalha no desporto desde 1988 e nunca viu no Jamor um investimento como este. São quase 20 ME porque há uma falta de investimento nos últimos anos e estamos a procurar, de uma vez, resolver muitos dos constrangimentos. Quero que as famílias que venham aqui tenham condições para circular e que os atletas que frequentam cada uma das modalidades tenham melhores condições para poderem praticar desporto", realçou ainda a governante.
A intervenção no Jamor beneficiará áreas dedicadas a modalidades como râguebi, natação, atletismo, tiro, tiro com arco e BTT, para além da criação de um centro de medicina desportiva, sendo prioritária a substituição da atual pista de atletismo.
"A pista precisa de ser substituída, os atletas estão um bocadinho ansiosos e isso é compreensível. O centro de estágio não tem investimento há décadas. Também há questões de segurança e uma parte deste investimento, creio que cerca de seis ME, é para centro de estágio e centro de alto rendimento de atletismo", adiantou.
O Estádio Nacional tem um projeto de requalificação, elaborado por um consórcio liderado pelo arquiteto Aires Mateus, que foi apresentado em janeiro de 2025, com um custo orçamentado de 25 ME, embora esse projeto esteja atualmente parado.
"Vamos agora olhar e trabalhar esse tema com as federações em questão, sempre em articulação com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e com o município de Oeiras, para ver uma forma também de investirmos, requalificarmos e modernizarmos o estádio", sublinhou, apontando a "um problema de cada vez".
Já o presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, discursou durante a cerimónia, que decorreu na Nave do Centro de Alto Rendimento de Atletismo, no Jamor, no qual apontou ser "uma responsabilidade assumir este compromisso".
"Não tenho dúvidas que este acordo se vai traduzir em benefícios extraordinários. Há muitos anos que o município de Oeiras manifestou a total disponibilidade para ter uma colaboração mais intensa com o IPDJ e com o Governo. Houve sempre, da parte do ministério, uma filosofia de serem os donos disto, que foi prejudicial para este complexo. À primeira vista, parece muito dinheiro, mas para o município de Oeiras não é nada. 20 ME é fácil para nós usá-lo, gastá-lo e investi-lo", expressou.
Este investimento é uma das 'fatias' relevantes do montante estimado no PNDD, que conta ainda gastar 29,2 ME na formação contínua de educadores de infância e na capacitação para o desporto de professores do 1.º ciclo, além da promoção do desporto feminino (sete ME) e inclusão de pessoas com deficiência (cinco ME), tanto quanto a criação do Centro de Inovação e de Desenvolvimento Paralímpico.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.