Adidas e Nike disputam o mais caro jogador da história do futebol. O novo contrato do avançado do Real é sinónimo de lucro.
Cristiano Ronaldo, o ‘rei Midas’ do futebol, está no epicentro de uma guerra de marcas que lutam pelo internacional português, o qual termina o seu contrato com a Nike no final do próximo ano. Contudo a Adidas, que veste o Real Madrid, está na disposição de avançar uma proposta de 4,5 milhões de euros por quatro anos de contrato.
A marca alemã juntaria assim CR9 a Lionel Messi e a Kaká, naquele que seria um autêntico rombo financeiro para a rival Nike, apostada cada vez mais em investir no mercado europeu. Contactada pelo Correio Sport, fonte da Nike não quis revelar se vai ou não avançar com um novo contrato para o jogador mais caro do Mundo. Contudo, a recente loucura na compra das camisolas de Ronaldo – duas mil só nas primeiras horas após a apresentação do jogador no Real Madrid – deverá fazer com que a Nike apresente um contrato milionário ao português para que continue a usar as botas e todo o material desportivo da marca dos EUA que não o equipamento oficial do Real Madrid. Este novo contrato da Nike tornaria Ronaldo no futebolista mais caro da marca, superando o espanhol Fernando Torres (Liverpool) e o sueco Zlatan Ibrahimovic (Inter de Milão).
“Sendo um jogador patrocinado por outra marca, não se pode falar em estratégia de rentabilização da sua imagem. Não seria viável, porque o jogador tem um contrato para cumprir. De qualquer das formas, a Adidas colaborará certamente com as estratégias do Real Madrid, do qual é patrocinador”, disse ao Correio Sport Rita Gonçalves, relações públicas da Adidas.
A resposta da Nike é simples e deixa antever que não vai querer separar-se da sua galinha dos ovos de ouro: “O Cristiano Ronaldo é um jogador Nike e ele irá envergar sempre as nossas ‘armas secretas’, que são especialmente concebidas para ele. O CR9 calça actualmente as Nike Mercurial Vapor Superfly e usa caneleiras de carbono. Estas ‘armas’ tornam-no no mais rápido e destacam-no dos restantes, independentemente de onde jogue.”
Apesar de tudo, os milhões do novo contrato de Ronaldo, muito embora a opção que o português fizer, não vão fazer crescer os euros da conta bancária do CR9, uma vez que o Real Madrid detém 50% dos seus direitos de imagem.
PERFIL: NIKE
A Nike, com sede em Beaverton, Oregon, nos EUA, foi criada em 1972. É uma das principais marcas mundiais no design, venda e distribuição de material desportivo, nomeadamente calçado, vestuário, equipamentos e acessórios, para um vasto conjunto de actividades desportivas e de fitness. O ex-basquetebolista Michael Jordan foi o primeiro grande desportista a ser patrocinado pela marca. A Nike detém ainda as marcas Converse, Umbro, Cole Haan Holdings e Hurley.
SAIBA MAIS
FUNDADORES
Bill Bowerman e sócio Phil Knight são os responsáveis pela criação da Nike, nome proveniente da deusa grega da vitória Niké. Foi a partir da ideia de Bowerman – treinador de atletismo – em fazer uma sola de alta tecnologia que surgiu a Nike.
30 MIL
Número aproximado de trabalhadores da empresa, com fábricas em todo o Mundo, nomeadamente no mercado asiático.
16 MIL
Milhões de euros foi a facturação da Nike em 2007.
‘JUST DO IT’
A publicidade da norte-americana Nike centra-se na paixão pelo desporto, o célebre slogan ‘Just do it’ transmite essa ideia. Recentemente, optou pela divisa ‘I can’ para reforçar a paixão da Nike. A publicidade da marca é mundialmente famosa.
TOP NIKE
KUN AGUERO
O jovem do Atlético de Madrid é um dos futebolistas do momento. Conquistou pela Argentina a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim.
LANCE ARMSTRONG
O ciclista dos EUA conta no seu currículo com sete vitórias na Volta a França em Bicicleta. Tem um dos contratos mais elevados da Nike.
TIGER WOODS
O golfista norte-americano já conquistou quatro masters de golfe. Tem um contrato com a Nike de 28 milhões de euros, por cinco anos.
ROGER FEDERER
O tenista suíço já conta com uma longa ligação à marca. É uma das grandes estrelas da Nike. Obteve já 15 vitórias em finais de Grand Slam.
VANESSA FERNANDES
A triatleta portuguesa, de 23 anos, foi número um do mundo em 2006 e em 2007. No ano passado, nos Jogos Olímpicos, conquistou a prata.
BARCELONA, UNITED, BRASIL
A marca norte-americana é a patrocinadora oficial de grandes colossos europeus e de selecções de top mundial. O Manchester United, ex--clube de Cristiano Ronaldo, é, a par do Barcelona, a grande equipa que ajuda a empresa norte-americana a marcar uma posição no mercado europeu. Antes da ida de Ronaldo para Madrid, chegou a falar-se de uma aliança entre a Nike e o Barcelona, para que o destino do melhor do Mundo fosse a Cidade Condal em vez da capital espanhola. Em termos de selecções, o Brasil é o nome mais sonante da Nike, que equipa igualmente a selecção portuguesa de futebol.
PERFIL: ADIDAS
A marca foi registada há precisamente 50 anos mas foi fundada pelo alemão Adolf Dassler em 1924. É do seu nome que surge Adidas. A marca das três riscas só foi patenteada por Dassler em 1949, ano em que produz as primeiras botas de futebol com ‘pitons’ de borracha. Desde 1978 é marca oficial das bolas dos Campeonatos do Mundo de Futebol. Em 2006, o grupo alemão compra a norte-americana Reebok, como uma estratégia para entrar no mercado dos Estados Unidos.
SAIBA MAIS
ESCÂNDALOS
Bernard Tapie, antigo presidente do Marselha e presidente da marca, foi acusado – na década de 90 – de tentar ludibriar as leis francesas vendendo a marca a um banco. Anos mais tarde, a Adidas acabaria por ser vendida a Robert Louis-Dreyfus.
39 MIL
Número aproximado de trabalhadores da marca alemã.
11 MIL
Milhões de euros foi o valor de facturação da marca das três riscas no ano passado. Com 642 milhões de lucro.
ANO DE 2003
A Adidas assina o acordo de patrocínio do Euro’2004, em Portugal, tornando--se o patrocinador oficial de todos os grandes eventos de futebol. Além da UEFA Champions League, a Adidas também assinou um protocolo para os mundiais de futebol.
TOP ADIDAS
LIONEL MESSI
O argentino do Barça é apontado como o sucessor de Ronaldo como melhor jogador do Mundo em 2009. Conquistou a Liga espanhola e a Champions.
DAVID BECKHAM
É um dos mais caros jogadores da Adidas. Depois de meia temporada no AC Milan, o médio, de 33 anos, vai regressar aos LA Galaxy.
KEVIN GARNETT
É uma das grandes estrelas da NBA. O extremo/poste norte-americano foi um dos responsáveis pelo título em 2008, pelos Boston Celtics.
NOVAK DJOKOVIC
Com apenas 22 anos, Novak Djokovic já conquistou o Grand Slam da Austrália (2008) e o Masters de Xangai, também em 2008.
NELSON ÉVORA
O saltador, de 23 anos, conquistou o triplo salto nos Jogos Olímpicos de Pequim ‘2008. No ano anterior garantiu o ouro nos Mundiais de Osaca (Japão).
MERENGUES E 'ALVI-CELESTES'
O Real Madrid, Bayern de Munique, AC Milan, Chelsea, Benfica, são alguns dos grandes clubes europeus patrocinados pela marca das três riscas. Em termos das selecções, Argentina, França, Alemanha e a campeã europeia, Espanha, são os nomes mais sonantes. Quanto a Campeonatos da Europa, a Adidas – depois do triunfo espanhol, em 2008 – trajou seis dos sete mais recentes campeões com equipamentos da marca alemã.
A Adidas estende a sua presença a quase todas as modalidades em todo o Mundo, desde o ténis ao golfe. Outra das grandes apostas da marca é o atletismo. Nomes como o norte-americano Maurice Greene e o etíope Haile Gebrselassie, entre outros, fazem parte da extensa lista de medalhados olímpicos. Os atletas envergando calçado e têxtil Adidas ganharam já 101 medalhas de ouro, 73 de prata e 93 de bronze.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.