Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
5

Seleção prepara surpresa

Com a Sérvia, Coentrão será médio-ala na esquerda.
Janete Frazão e Mário Pereira 28 de Março de 2015 às 09:43
Fernando Santos e Ronaldo, ontem, a conversar sobre as novas questões táticas
Fernando Santos e Ronaldo, ontem, a conversar sobre as novas questões táticas FOTO: António Contrim/Lusa

Cristiano Ronaldo e Danny vão fazer dupla de ataque, num sistema tático de 4x4x2, com meio-campo em linha, no jogo de amanhã com a Sérvia (Estádio da Luz, 19h45), referente à fase de qualificação para o Euro 2016, a realizar em França.

Segundo apurou o CM, Fernando Santos, selecionador nacional, tem ensaiado à porta fechada um esquema que aposta na mobilidade dos dois jogadores a atuar em simultâneo na zona de finalização, ou seja, perto da área contrária. Não haverá, desta vez, um ponta de lança fixo como referência ofensiva. Atrás do duo atacante estará uma linha de quatro médios, sendo que na ala esquerda estará Fábio Coentrão, com a dupla função de transportar jogo pelo flanco e ajudar João Moutinho e Tiago em missões de marcação. No flanco oposto, Nani terá tarefas essencialmente ofensivas, com derivações para zonas interiores.

A novidade do esquema de Santos, em relação a situações anteriores, tem também a ver com a disposição dos homens do meio-campo. Em funções defensivas, Coentrão, Moutinho, Tiago e Nani formarão uma linha, o que significa que não existe médio-defensivo. Neste esquema, William Carvalho não tem lugar, porque, segundo nos foi revelado, "não tem a intensidade desejada" para o modelo pretendido. Pepe (lesão muscular) é baixa confirmada e dará lugar a Bruno Alves no eixo defensivo ao lado de Ricardo Carvalho.
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)