O Sporting (2-1) entrou no campeonato 2005/06 com o pé direito, no caso, o de Rogério, que aos 39’ fez o primeiro golo da época, com um remate espectacular – a fazer lembrar o golão que marcou na final da Taça UEFA. Só nesta altura a equipa de José Peseiro começou a libertar-se do nervosismo que lhe mastigava o jogo a meio-campo.
Tensão agravada aos 24’, quando o estreante Tonel – a solução de Peseiro para o caso de indisciplina de Polga – entregou um golo certo a Meyong, que a ter entrado teria, pelo que se viu depois, complicado muito a vida ao Sporting. Mas ‘leões’ marcaram primeiro e nos primeiros minutos da segunda parte o 4x3x3 de Peseiro – com Sá Pinto no lugar do esperado Luís Loureiro – ameaçou esmagar um cada vez mais encolhido Belenenses.
O segundo golo do Sporting esteve iminente em várias ocasiões e isso deu maior confiança à equipa ‘leonina’. Só que um falhanço incrível do guarda-redes Ricardo permitiu a Pinheiro empatar, surpreendentemente, a partida, aos 58’. Com o golo, regressou a tremedeira ‘leonina’ e dois minutos depois, os do Restelo só não passaram para a frente do marcador porque Fábio Januário imitou Meyong e fez o que parecia impossível: falhar o golo.
A equipa de Peseiro esteve à beira de afundar-se, mas um cruzamento de Douala – que continua a parecer afectado pelas dúvidas que o envolveram na pré-época – e um toque infeliz do jovem central Rolando, depois de um mau alívio do guarda-redes Marco Aurélio, devolveram a vantagem aos ‘leões’. Deivid foi decisivo para o autogolo, e correu a dedicá-lo a Ricardo, num lance que não apaga as evidentes limitações que a dupla Liedson-Deivid ainda apresenta. E que Peseiro tem de resolver, sob pena de, como ontem, secar por completo o melhor marcador da SuperLiga do ano passado, que só fez o seu primeiro remate aos 53’.
Na última meia-hora, o Sporting controlou sempre o jogo – apitado exemplarmente por Pedro Proença –, embora denotando sempre um grande défice de confiança, preocupante para uma equipa que na terça-feira está obrigada a ganhar à Udinese, em Itália, para seguir em frente na Liga dos Campeões.
MAIS: A MAGIA DE MOUTINHO
João Moutinho foi ontem o grande motor da equipa do Sporting. Apesar da sua juventude, o mais recente internacional português mostrou sempre maior calma e criatividade do que os seus restantes companheiros de equipa. E provou que encostá-lo a uma das linhas, como José Peseiro tantas vezes faz, é amarrar-lhe o talento e retirar ao Sporting uma dinâmica e uma força preciosas, que duram os noventa minutos.
MENOS: O FRANGO DE RICARDO
Ricardo voltou a lançar lenha para a fogueira de críticas que se acendeu em seu redor após o falhanço fatal que teve frente ao Benfica, no jogo que decidiu o último título. Sobretudo porque, tal como na partida da Luz, o guarda-redes comprometeu mais por ter facilitado no momento de atacar a bola do que por infelicidade. Um lance que, por certo, reforçará a recente convicção de Scolari em entregar a baliza da Selecção Nacional ao benfiquista Quim.
JUSTO, DIZ PESEIRO
José Peseiro considerou justo o triunfo: “Foi uma vitória justa, contra uma equipa difícil, sem uma grande exibição. O Belenenses fez mais para vencer do que a Udinese”. Sobre Polga, que teve um desentendimento com o técnico e ficou de fora, disse: “Cabe a treinador, jogadores e administração resolver essa situação”. Moutinho pediu aos adeptos para apoiarem Ricardo: “Já deu muito ao clube e vai continuar a dar”.
‘BETANDWIN’ DE FORA
O Estádio José Alvalade não apresentou qualquer tipo de publicidade à Betandwin.com, o novo patrocinador da Liga. De acordo com a TSF, o Sporting impediu a colocação de painéis da Betandwin.com alegando que tem contrato de exclusividade com a Olivedesportos, empresa que informara que não tinha chegado a acordo com a Liga para a colocação de publicidade da empresa de apostas desportivas na Internet.
Local: estádio José Alvalade (31.784 espectadores)
Árbitro: Pedro Proença (Lisboa)
SPORTING: Ricardo, Rogério (Miguel Garcia, 79m), Tonel, Beto, Tello, Rochemback (Luís Loureiro, 74m), Sá Pinto, João Moutinho, Douala, Liedson e Deivid (Varela, 80m). Treinador: José Peseiro.
BELENENSES: Marco Aurélio, Amaral, Pelé, Rolando, Vasco Faísca (Fábio Januário, 46m), Sandro, Pinheiro, Djuerdjevic, José Pedro, Ahamada (Paulo Sérgio, 68m) e Meyong (Romeu, 68m). Treinador: Carlos Carvalhal.
Marcador: 1-0, Rogério (39m); 1-1, Pinheiro (58m) e 2-1, Rolando (64m, p.b.)
Acção disciplinar: Amarelos - Rochemback (12m), Ahamada (44m), Pelé (73m), Luís Loureiro (77m) e Fábio Januário (81m).
Melhor jogador: João Moutinho
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.