page view

"Tive uma faca apontada ao pescoço": treinador inglês revela ter sido sequestrado em Marrocos

Adrian Heath temeu pela vida após uma falsa entrevista de emprego para uma equipa da Arábia Saudita.

21 de janeiro de 2026 às 18:32

Adrian Heath viveu uma história que podia fazer parte do guião de um filme de ação e que certamente o irá atormentar durante muitos anos. O treinador inglês e antigo jogador de clubes como Man. City e Everton revelou que foi vítima de sequestro em Marrocos, quando pensava ir a uma entrevista de emprego para um clube da Arábia Saudita. Felizmente, tudo acabou em bem, devido ao amadorismo dos criminosos.

"Foram os três dias mais longos e mais rápidos da minha vida. Isso deu-me a oportunidade de reavaliar a minha vida e pensar no que realmente importa", afirmou o britânico de 65 anos em entrevista ao 'New York Times'. Embora tudo tenha acontecido já em maio de 2024, o técnico decidiu revelar publicamente a história depois de saber que outra pessoa tinha passado pela mesma situação.

Heath, desempregado desde que saiu do Minnesota United em 2023, recebeu um telefonema de um suposto agente sobre uma hipótese de trabalho numa equipa da Arábia Saudita. O valor oferecido e o clube, não revelados, animaram o treinador, que teve longas negociações com o agente, ao longo de meses, que passava todo um aspeto de credibilidade. Além disso, telefonou para amigos que trabalhavam na Arábia Saudita, inclusive Steven Gerrard, lenda do Liverpool.

Quando o acordo estava prestes a ser alcançado, o agente indicou ao treinador que o dono da equipa, que seria um sheikh árabe, queria conhecê-lo e marcou um encontro em Marrocos. Ao chegar a Rabat, Heath foi recebido por supostos funcionários sauditas, que o levariam de carro para um hotel cinco estrelas. Contudo, acabou num apartamento pequeno e escuro num bairro afastado da capital marroquina e foi aqui que o terror começou.

"Percebi que não era nada do que imaginava. Viraram-se para mim e disseram que tinha de lhes mandar dinheiro. Se não mandasse, nunca mais veria a minha esposa, nem os filhos nem os netos"

O antigo internacional jovem por Inglaterra ficou sequestrado durante três dias e durante esse tempo recebeu várias chamadas da sua mulher Jane: "Quando ela ligava, encostavam-me uma faca ao pescoço. A Jane dizia-lhes que não tinha acesso às minhas contas bancárias". 

"Nesse momento, percebi que não era nada do que imaginava. Viraram-se para mim e disseram que tinha de lhes mandar dinheiro. Se não mandasse, nunca mais veria a minha esposa, nem os filhos nem os netos", começa por dizer. 

Foi precisamente graças a uma dessas chamadas que a família descobriu o paradeiro de Heath. Os criminosos esqueceram-se de desativar os serviços de localização do telemóvel e o filho guardou a localização. De seguida, enviou-a para o suposto agente que tinha negociado com o seu pai, para o FBI e para o telemóvel do pai, que mostrou a um dos sequestradores. Em pouco tempo, foi levado de volta para o aeroporto e acabou por perder apenas o dinheiro que levava na carteira.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8