page view

"Vamos fazer tudo para mudar a história"

Jesualdo Ferreira, treinador do FC Porto, quer inverter a tendência de não vencer na estreia na Champions. Jogo é importante mas nunca decisivo

17 de setembro de 2008 às 00:30

– Ainda tem dúvidas em relação ao onze que vai apresentar?

Jesualdo Ferreira – Nenhuma. A equipa está preparada, escolhida e consciente das responsabilidades deste jogo. Está toda a gente motivada, porque é uma competição de top, na qual todos querem estar.

– Nos últimos cinco anos, oFCPorto não venceu no jogo de estreia na Champions. O que fazer para evitar este cenário?

– Ganhar. Eu respondo pelos meus dois anos aqui. Fizemos todos os possíveis para vencer o primeiro jogo, mas não conseguimos. Espero que a história mude aqui. Precisamos de ganhar e vamos fazer tudo nesse sentido.

– Que comentário lhe merece a decisão do Tribunal Arbitral doDesporto (TAS)?

– Do que eu sei e do que pudemos observar, parece que a decisão não está nada fora do que foram sempre as posições do FC Porto. Nunca estivemos preocupados com essa questão, porque sentimos que a razão estava do nosso lado.

– A paragem do campeonato foi positiva ou negativa?

– Faço uma pergunta:Os calendários foram ou não foram entregues a todos os clubes para comentarem? Que eu saiba, foram. Parece que toda a gente acordou de repente. Se a pausa foi boa para oFCPorto?Sim e não.Não, porque é sempre difícil aumentar o ritmo quando há paragens.Sim, porque para recuperar os internacionais deu-nos jeito.

– Este é um jogo decisivo?

– Não, e basta olhar para os últimos anos. Não vencemos no primeiro jogo, mas conseguimos sempre passar a fase de grupos. Agora, é sempre importante começar a ganhar em provas curtas, mas não decisivo.

– Qual é o objectivo do FC Porto nesta competição?

– Volto a dizer que o FC Porto tem o grande objectivo de ser campeão. Depois, queremos chegar, pelo menos, aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

"NÃO É FÁCIL JOGAR COM O FENERBAHÇE"

A pergunta foi feita por um jornalista turco e vinha com a premissa de que há quem pense que oFenerbahçe está mais fraco do que na época passada. Jesualdo Ferreira discorda. "É uma equipa que mantém a sua qualidade.Aliás, até melhorou porque chegou ao clube o melhor marcador da Liga espanhola. Como todas as equipas, está na sua fase inicial, o que pode fazer sentir que não está tão bem como no ano passado", explicou o técnico portista, longo em elogios aos turcos:"Não é fácil jogar com oFenerbahçe. É uma equipa que tem vários jogadores que estão habituados a ganhar grandes competições."

ROBERTO CARLOS PREOCUPA MARIANO

Anunciado por Jesualdo como titular para o jogo de hoje,Mariano tem encontro marcado com Roberto Carlos. "Para mim, é um dos melhores laterais da história do futebol. Vai ser um desafio importante para mim e para a equipa.Estou preparado para correr, mas ele também tem de estar", revelou Mariano, que regressa após uma lesão causada por um forte livre de Hulk. Contudo, o argentino não mostra medo de voltar à barreira, mesmo num livre de Roberto Carlos:"Será uma situação normal de trabalho."

GUARÍN E PELÉ FORA DAS OPÇÕES

Jesualdo Ferreira chamou 18 jogadores para a estreia na Champions.Entre os escolhidos, para além da já esperada saída do castigado Fucile, o maior destaque vai para as ausências de Guarín e de Pelé.O médio colombiano regressou com queixas depois de se ter lesionado antes do jogo da sua selecção, enquanto Pelé, chegado ao FCPorto na transferência de Quaresma, ainda não faz parte das contas de Jesualdo.

NOTAS

R. CARLOS - EQUIPA FORTE

Para Roberto Carlos, oFCPorto é o favorito para o encontro de hoje."Joga em casa, tem uma equipa forte e está preparado para estes jogos", afirmou ontem o lateral

AUSENTE - TARIK EM GESTÃO

Tarik Sektioui é outra das ausência notadas na convocatória portista. O marroquino, que atravessa o período de Ramadão, treinou em gestão de esforço na sessão de ontem

TIAGO - CONVOCADO NA JUVE 

O médio português Tiago integra a lista de 22 eleitos do técnico da Juventus Claudio Ranieiri para a recepção (hoje) aos russos do Zenit S. Petersburgo

 MANUEL DA COSTA - FALHA LYON

O internacional português sub-21 Manuel da Costa, central da Fiorentina, vai ficar de fora do jogo com o Lyon, por não ter sido inscrito pelo clube italiano na Liga dos Campeões

DAVID SILVA - PARA TRÊS MESES

O avançado David Silva, jogador do Valência, foi ontem operado ao tornozelo esquerdo e vai parar durante três meses. O Valência joga amanhã com o Marítimo na Taça UEFA

 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8