Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
2

Vanessa Fernandes obtém penta em Madrid

Madrid voltou ontem a ser o palco de mais uma vitória de Vanessa Fernandes, que alcançou um inédito quinto triunfo consecutivo em etapas da Taça do Mundo de triatlo nesta cidade. A capital espanhola foi, aliás, a cidade onde a atleta, de 21 anos, se tornou na mais jovem de sempre a vencer uma prova da Taça do Mundo, então com 18 anos.
4 de Junho de 2007 às 00:00
Vanessa Fernandes (ao centro) com Andrea Hewitt e Michelle Dilon
Vanessa Fernandes (ao centro) com Andrea Hewitt e Michelle Dilon FOTO: Vítor Lerena / Epa
A atleta portuguesa cumpriu os cinco quilómetros de natação, 40 de ciclismo e dez de corrida em 2:07.33 horas, superando a oposição da neo-zelandesa Andrea Hewitt, por 53 segundos, e da inglesa Michelle Dillon, por 57’. Este desempenho permitiu a Vanessa somar a 16.ª conquista da sua ainda curta carreira e ainda garantir uma larga vantagem na liderança do ranking mundial.
“É bom para mim e para o triatlo português, mas os meus objectivos são outros bem mais importantes”, sublinhou a triatleta portuguesa, confessando que a prova até lhe correu “mal”. “Depois consegui recuperar posições no ciclismo, mas espalhei-me na transição para a corrida”, disse.
Vanessa Fernandes salientou ainda que o Europeu no final deste mês, em Copenhaga (Dinamarca), é agora uma das suas metas, para o qual vai “treinar em altitude”, mas não deixa de pensar nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, para os quais já se encontra apurada.
“Competir e ganhar em Madrid, num circuito muito parecido com o de Pequim, é bom, mas não passa disso mesmo. Hoje [ontem] venci, mas nos Jogos as coisas podem não correr bem”, alertou Vanessa Fernandes, ciente das expectativas em seu redor na conquista de uma medalha.
A representação portuguesa em Madrid contou igualmente com uma boa prova de Anaís Moniz, de 18 anos, que realizou uma das suas melhores prestações e foi 27.ª, a 5.42 minutos de Vanessa Fernandes. A jovem procura ainda somar o maior número de pontos para o apuramento para os Jogos Olímpicos. Sérgio Santos, director técnico nacional, manifestou-se satisfeito: “A prova correu dentro do planeado.”
APONTAMENTOS
EUROPEU
Vanessa Fernandes tem já no final deste mês um novo desafio, com o Europeu de triatlo, em Copenhaga (Dinamarca), onde procurará revalidar o seu título. A atleta portuguesa é tricampeã europeia de Elites e sub-23.
16.ª VITÓRIA
O triunfo ontem alcançado na cidade de Madrid constituiu a 16.ª vitória de Vanessa Fernandes em etapas da Taça do Mundo. A triatleta, de 21 anos, é ainda campeã do mundo de duatlo e vice--campeã na sua modalidade de eleição.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)