page view

Vilarinho e Vieira investem forte

Hoje, quando a Bolsa de Valores de Lisboa (Euronext) abriu a sessão, pelas 08h00, contava com mais uma sociedade cotada – a Benfica Futebol, SAD. Manuel Vilarinho (nove milhões) e Luís Filipe Vieira (3,75 milhões) iniciaram o dia como os dois mais importantes accionistas individuais, com 12,75 milhões de euros em acções. A sessão especial de bolsa ocorreu ontem e hoje poderão ser transaccionadas 15 milhões de acções do Benfica SAD no valor de cinco euros cada.

22 de maio de 2007 às 08:52

“A admissão à cotação foi um compromisso tomado em 2001. Não desenvolvemos a nossa estratégia em função de opiniões que aparecem na imprensa”, afirmou o presidente da Benfica SAD. Luís Filipe Vieira acrescentou que “teremos uma estratégia de criação de valor para os accionistas. Fomos o primeiro clube a apresentar resultados consolidados no seguimento de uma política de transparência que tem tido custos para o Benfica”.

“Aceitamos as regras do mercado e será o mercado a julgar as nossas acções”, disse.

Em relação à política de dividendos, o administrador executivo da SAD benfiquista, Domingos Soares de Oliveira, disse que caberá aos accionistas, através da assembleia geral, definirem a política de dividendos. “Tivemos um resultado positivo no último trimestre de quatro milhões de euros e tencionamos continuar a equilibrar as contas no futuro”, afirmou Domingos Soares Oliveira. No entanto, o CM sabe que, à semelhança das SAD do Sporting e FC Porto, os primeiros anos das acções do Benfica na Bolsa deverão ser sem distribuição de dividendos.

Outra das questões que a SAD benfiquista tem de resolver é a insuficiência de capitais próprios (11,7 milhões de euros), face à dimensão do capital social (75 milhões). No prospecto da cotação esta fragilidade é apontada como um “factor de risco” do investimento. Segundo o artigo 35 do Código das Sociedades Comerciais, considera-se em “falência técnica” a sociedade em relação à qual os capitais próprios sejam inferiores em 50 por cento ao capital social.

Para colmatar esta insuficiência a Benfica SAD tenciona aumentar o capital através da entrada de acções detidas na Benfica Estádio – sociedade será fundida com a SAD benfiquista.

No entanto, segundo apurou o Correio da Manhã, esta operação poderá ser adiada se no fecho das contas (no próximo mês de Junho) o Benfica conseguir um bom encaixe financeiro com a venda de jogadores.

A administração da SAD ficará com a actual composição: Luís Filipe Vieira (presidente), Rui Henriques da Cunha (vice-presidente), Teresa Claudino (vogal) e Domingos Soares de Oliveira (vogal). Só os dois últimos terão direito a remunerações.

Esta situação reforça o afastamento do antigo director-geral do Benfica, José Veiga, de todos os cargos do clube. Fonte do Benfica disse ao nosso jornal que o regresso de José Veiga ao Benfica “só acontecerá quando ele resolver todas as questões com a Administração Fiscal”.

“BENFICA NÃO IRÁ PERDER CONTROLO DA SAD”, (Administrador Domingos Soares Oliveira descarta perda de controlo na SAD)

Correio da Manhã – Admite que o Benfica perca a posição maioritária na SAD?

Domingos Oliveira – Em Inglaterra isso sucede com o Chelsea e outros, mas nos grandes clubes latinos, como Benfica, Barcelona ou Real Madrid, não há uma cultura que permita que os sócios abdiquem do controlo. No Benfica isso não irá suceder, mas penso que a maioria dos outros clubes só sobreviverá se abdicar do controlo.

– E a venda do ‘naming’ do estádio?

– Aí penso que já poderá haver uma aceitação. Só falta aparecer um parceiro com uma proposta arrojada e que nos satisfaça.

– O que se passa com o canal Benfica?

– Está parado. Estamos há cinco meses à espera. Veremos se a demora tem a ver com incertezas sobre a estrutura accionista da PT Multimédia ou se há algo por trás. Sabemos que o canal será uma ameaça a alguns interesses.

ISENÇÃO DE IMT

O Benfica já pediu às Finanças a isenção do pagamento do Imposto Municipal de Transacções (IMT) para proceder à fusão da Benfica Estádio com a SAD benfiquista.

CLUBE ABRE AS PORTAS

No dia em que recebeu o OK para a entrada na Bolsa, o Benfica promoveu uma acção em que abriu as portas à imprensa. Os jornalistas visitaram as várias áreas de actividade do clube no Estádio da Luz e no centro de Estágio do Seixal e até tiveram direito a viajar no autocarro da equipa.

GANHAR TUDO

Rui Cunha, administrador da SAD do Benfica, diz que o objectivo do clube para a próxima temporada será vencer tudo. “Esta época tivemos pouco sorte em alguns jogos. Tínhamos equipa técnica e jogadores para ir mais longe. Na próxima época há muita coisa para melhorar e queremos ganhar todas as provas em que estivermos envolvidos”.

PASSIVO CONTROLADO

Teresa Claudino, administradora da Benfica SAD, garantiu que o passivo está controlado. “O passivo consolidado é de 315 milhões de euros, mas o passivo exigível a curto prazo é de 135 milhões e está controlado”, disse a responsável financeira.

CLUBES SÃO MAU NEGÓCIO NA BOLSA

As SAD cotadas no mercado de capitais têm sido uma excepção na crescente valorização bolsista. Enquanto o índice PSI 20 (que agrupa as vinte empresas mais importantes admitidas à cotação) valorizou 11,4 por cento desde o dia 1 de Janeiro de 2007 e cerca de 30 por cento durante todo o ano de 2006, os títulos dos clubes cotados não pararam de descer. O campeão nacional, Futebol Clube do Porto, entrou no mercado em 1998 com o valor de 7,9 euros por acção e já perdeu 67,9 por cento. No caso do Sporting, que entrou também em 1998, a valer 6,51 por acção, perdeu 60 por cento até hoje.

ACÇÕES CAEM APESAR DO TÍTULO

As acções do FC Porto na Bolsa Euronext Lisboa caíram ontem 3,9%, para os 2,46 euros, apesar de o clube ter conquistado no domingo o seu 22.º título de campeão nacional.

Desde o início do ano as acções da SAD portista já perderam 2,8%, numa tendência indiferente ao facto de o clube ter liderado o campeonato praticamente desde a primeira à última jornada.

Recorde-se que as acções do clube portista quando foram inicialmente cotadas valiam cinco euros.

SPORTING SEM ALTERAÇÕES

O segundo lugar do Sporting no campeonato nacional e consequente apuramento directo para a Liga dos Campeões, milionária competição da UEFA, deixou os investidores praticamente indiferentes. Durante o dia de ontem os títulos da SAD leonina na Bolsa Euronext Lisboa permaneceram com um valor praticamente inalterado, valendo cada acção 2,60 euros, tendo sido transaccionados cerca de um milhar de acções. Desde o início do ano as acções da SAD leonina perdem quase 3 por cento.

NA MONTRA DA EUROPA

Ao entrar na Euronext, o Benfica ganha uma exposição na maior praça financeira europeia e numa das maiores do Mundo.

PRIMEIRA OFERTA EM MAIO DE 2007

No dia 9 de Maio de 2001 o Benfica fez uma oferta pública de distribuição de acções, com um encaixe de 36 milhões de euros.

OFERTA OBRIGACIONISTA

No dia 30 de Março de 2004, o Clube da Luz fez uma oferta pública de obrigações com um encaixe financeiro de 20 milhões de euros.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8