page view

Parlamento Europeu suspende ratificação do acordo comercial com os EUA

Parlamento decidiu suspender o processo de ratificação do acordo comercial entre a UE e os Estados Unidos.

20 de janeiro de 2026 às 16:20

O Parlamento Europeu suspendeu o processo de ratificação do acordo comercial entre a União Europeia e os Estados Unidos, de acordo com o jornal Le Monde.

A decisão segue-se às mais recentes ameaças de Donald Trump.

Há um “acordo maioritário” entre os grupos políticos para congelar o acordo comercial celebrado no ano passado entre os Estados Unidos e a UE, garantiu aos jornalistas a presidente do grupo S&D (social-democrata), Iratxe Garcia Perez.

O Partido Popular Europeu (PPE, de direita), o maior grupo do Parlamento Europeu, também confirmou o congelamento das discussões sobre o acordo.

O acordo prevê direitos aduaneiros de 15% para as exportações europeias para os Estados Unidos, mas não prevê direitos para as exportações americanas para a UE.

Não permitir que as empresas americanas acedam ao mercado europeu com isenção de direitos aduaneiros é “um instrumento muito poderoso”, disse o líder do grupo PPE, Manfred Weber. É "uma alavanca extremamente poderosa. Não creio que as empresas aceitem desistir do mercado europeu", concordou Valérie Hayer, presidente do grupo centrista Renew.

Por outro lado, alguns membros da extrema-direita opuseram-se ao congelamento do acordo. “Achamos que é um erro”, afirmou Nicola Procaccini, copresidente do grupo ECR.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8