page view
Imagem promocional da micronovela
MICRONOVELA

Herança de sangue Há heranças que não se escolhem.

As reações da imprensa estrangeira à derrota de Portugal

"Vitória histórica" da Geórgia deixa um sabor amargo aos portugueses.

27 de junho de 2024 às 08:13

Foi a primeira derrota de Portugal no Euro 2024: no último jogo da fase de grupos, a Seleção Nacional perdeu 2-0 frente à Geórgia, num jogo que correu mal praticamente desde o início - aos 93 segundos, Khvicha Kvaratskelia marcou o primeiro golo da partida.

A equipa portuguesa já tinha sido apurada para os oitavos de final do campeonato europeu (onde vai defrontar a Eslovénia já no dia 1 de julho, segunda-feira), por ter vencido os dois primeiros jogos, mas esta última partida deixou um sabor amargo aos adeptos portugueses - e não só.

A imprensa internacional destacou a "magnífica vitória" do pequeno país de 4 milhões de habitantes, "que ficará para sempre na memória dos milhares de adeptos que assistiram" ao jogo, como escreve o The Guardian. 

Já a Sky Sports refere que as oito alterações na equipa de Roberto Martínez contribuíram para o "desempenho desarticulado" de Portugal. "A equipa portuguesa terá de melhorar quando defrontar a Eslovénia em Frankfurt, na segunda-feira", diz ainda.

Em Espanha, o diário espanhol AS diz que a derrota de Portugal no jogo de quarta-feira "entrou para a história deste torneio e deste desporto" e que Cristiano Ronaldo, que foi titular nesta partida, se afundou "na sua própria obsessão de marcar e na falta de permissividade do árbitro". "O tempo que restou foi um misto de descrédito português perante uma derrota pesada", ecreve o jornal, e "a coroação de uma equipa georgiana que defendeu a liderança com honra e brio", acrescenta. 

Já o Mundo Deportivo fala de uma equipa georgiana "sólida na defesa e talentosa na frente" e a Marca destaca que a vitória foi "uma das maiores reviravoltas da história do Campeonato da Europa", com Portugal a criar poucas oportunidades de golo, especialmente na segunda parte.

Em França, o jornal L'Équipe diz que a equipa vencedora foi "brilhante nas transições ofensivas" e que Portugal, apesar desta derrota, é "a única equipa com uma taxa de qualificação de 100% na história da competição".

Já o italiano Corriere dello Sport fala de uma vitória "merecida" da Geórgia, que fez "um esforço defensivo cuidadoso e organizado para fechar todos os espaços", apesar de a derrota ser "indolor" para o nosso País.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Boa Tarde

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8