Benfica quer fechar estádio do FC Porto

Clube da Luz invoca artigo que pode punir os azuis-e-brancos entre um a dois jogos à porta fechada.

03 de dezembro de 2017 às 01:30
Benfica, futebol, desporto, águias, dragões, fc porto Foto: Direitos Reservados
Benfica, futebol, desporto, águias, dragões, fc porto Foto: Direitos Reservados

1/2

Partilhar

O Benfica quer que o FC Porto realize jogos à porta fechada em casa, em virtude da agressão de um adepto dos dragões ao benfiquista Pizzi no clássico, perto do minuto 90. Fonte oficial das águias confirmou ao CM que o clube admite fazer uma participação ao Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Outra fonte das águias revelou ao CM os argumentos para poder avançar com a ação, entre eles, o artigo 181, do regulamento disciplinar da Liga, em que o alvo da agressão do espectador ser um jogador [Pizzi], o ato enquadra-se no ponto 2 do Artigo 181º [Agressões simples com reflexo no jogo por período igual ou inferior a 10 minutos] que por sua vez tem como moldura penal o que está definido no ponto 1 do Artigo 179º que diz o seguinte: "é punido com a sanção de realização de jogos à porta fechada a fixar entre o mínimo de um e o máximo de dois jogos" e também de uma multa entre 5100 e 15 300 euros.

Pub

Contactado pelo CM, Lúcio Correia, professor de direito desportivo, diz que os artigos que o Benfica invoca "fazem sentido" e são "aplicáveis". A verificar-se uma participação disciplinar do Benfica ao CD, o órgão federativo deve abrir, já esta terça-feira, na reunião habitual, um processo disciplinar. O CD, liderado por José Manuel Meirim, pode também abrir, por iniciativa própria, um processo de inquérito e depois enviá-lo para a Comissão de Instrutores da Liga (CI).

Lúcio Correia disse ao CM que "se o processo for remetido para o CI, "tem liberdade total para solicitar imagens, relatórios dos delegados, árbitro e polícia e também inquirições de testemunhas". Fonte do FC Porto disse ao CM que o clube ainda não tomou posição sobre o assunto. Já fonte do Benfica revelou que pondera avançar com uma queixa-crime contra o adepto.

Pub

Invasor detido e presente a juiz  

O adepto do FC Porto que invadiu o relvado do estádio do Dragão já perto do final do clássico foi detido pela Polícia de Segurança Pública logo após o incidente com o benfiquista Pizzi. O homem de 34 anos, que saiu em liberdade, vai ser presente a juiz para decidir a pena a aplicar. Certo é que o indivíduo deve ser multado e impedido de entrar em recintos desportivos  nos próximos meses.

PORMENORES

Pub

Luís Gonçalves expulso

Luís Gonçalves, diretor-geral para o futebol do FC Porto, foi expulso no clássico com o Benfica. A informação surgiu na ficha de jogo disponível no site da Liga de Clubes.

Episódio com Tiago Pinto

Pub

A agressão surgiu na sequência de um desentendimento entre Tiago Pinto (diretor do Benfica) e Marega, depois do primeiro ter pontapeado a bola para longe para perder tempo.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar