Rotura completa do tendão de Aquiles deixa época de Bruma em risco
Extremo vai ser operado e parar vários meses. Nunca voltará aos treinos antes de fevereiro. Histórico clínico aconselha cautela.
Bruma tem a próxima época em risco. O jogador do Benfica sofreu uma rotura completa do tendão de Aquiles na Eusébio Cup (magoou-se sozinho aos 79 minutos).
O Benfica comunicou apenas que o jogador vai ser operado, sem especificar o tempo de paragem. Não só é essa a prática habitual do clube, como também neste momento não é possível ter uma estimativa exata de quanto tempo o extremo estará ausente.
A única certeza, apurou o CM, é que este tipo de lesão obriga a, no mínimo, seis meses de recuperação. Mediante a resposta do jogador (quer a reação à cirurgia, quer à fisioterapia), a paragem poderá prolongar-se até aos nove meses ou, no limite, um ano. Na NBA, por exemplo, alguns jogadores têm falhado épocas inteiras à custa desta lesão. Tal deve-se à relevância do tendão de Aquiles na impulsão.
No caso de Bruma, enquanto futebolista, o impacto maior será na capacidade de aceleração em corrida. Sabe o CM que no processo de recuperação será tido em conta a idade do jogador (tem 30 anos e faz os 31 em outubro) e o histórico clínico, nomeadamente vários problemas musculares nas coxas. Na prática, depois de estar apto para voltar aos treinos, Bruma terá também de realizar fortalecimento muscular extra.
Comunicado do Benfica: O Sport Lisboa e Benfica informa que o atleta Bruma sofreu uma rotura completa do tendão de Aquiles esquerdo. O jogador será submetido a intervenção cirúrgica e iniciará o processo de recuperação.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt