Desempenho dos árbitros do Santa Clara-Sporting e do Benfica-Casa Pia considerado "insatisfatório"
Videoarbitragem das duas partidas recebeu a avaliação de "satisfatório".
O Conselho de Arbitragem (CA) da FPF considerou "insatisfatório" o desempenho da arbitragem no Santa Clara-Sporting e Benfica-Casa Pia, jogos da 11.ª jornada da Liga Portugal Betclic que ficaram marcados por lances polémicos. Já a videoarbitragem das duas partidas recebeu a avaliação de "satisfatório".
Nos Açores o canto que originou o golo da vitória do Sporting, já nos descontos, foi mal assinalado - a bola ressaltou em Quenda, que foi o último a tocar no esférico antes deste sair pela linha de fundo -, numa situação que não podia ser avaliada pelo VAR. Quanto ao duelo entre águias e gansos, ficou a nível arbitral marcado pelo penálti de António Silva, num lance em que a bola ressaltou do corpo para o braço do defesa e que originou muitas queixas dos encarnados.
Na sua avaliação ao lance, Duarte Gomes, diretor técnico nacional de arbitragem, admitiu que o canto que deu o golo ao Sporting "é um erro que teve uma consequência impactante" mas que, "infelizmente, os VAR não podem intervir em livres, lançamentos, cantos e portanto é uma decisão de interpretação". Quanto à partida na Luz, o antigo árbitro também considerou que não havia motivo para a marcação do castigo máximo e explicou por que motivo o VAR não chamou o árbitro Gustavo Correia: "Queremos que este tipo de lances não sejam punidos com pontapés de penálti, mas nós entendemos que face às instruções claras e reiteradas que demos, que este lance não tem margem suficiente de clareza e evidência para haver intervenção do VAR."
Recorde-se que o CA divulga métricas de desempenho dos encontros das competições profissionais, com as classificações de "muito satisfatório", "satisfatório" e "insatisfatório".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt